O ano começou e o governo já bateu o martelo na questão do ABS e do Air Bag: todos os carros fabricado a partir de agora são obrigados a virem de fábrica com esses itens de segurança. Bom para nós e péssimo para o Gol G 4, Uno e Kombi, que mesmo saindo “pelados” vendiam horrores. Os amantes do mundo automotivo podem sorrir a vontade e separar uma graninha extra e enfeitar a garagem em 2014.
Novidades não faltam no mundo automotivo. A Volks lança em Março, o UP em substituição ao Gol G4, mas existem rumores que mês que vem ele poderá ser apresentado. O hatch será equipado com motor 1.0 de três cilindros do Fox Bluemotion, que rende até 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O preço ainda não foi revelado, mas deverá ser mais baixo que o do Gol. Os dois modelos conviverão no Brasil, pois o Up! terá menor porte. estima-se R$ 28 mil. A Toyota retoma em Abril sua batalha particular com a Honda na guerra dos sedans médios. O modelo terá visual totalmente reformulado, baseado no carro europeu, e pelo menos uma grande novidade mecânica: câmbio automático de funcionamento semelhante ao CVT (continuamente variável), mas com simulação permanente de sete marchas — que também poderão ser trocadas sequencialmente.
A opção automática do Corolla atual é de quatro marchas, com conversor de torque. Ou seja, o seu vai desvalorizar , e muito. Em Maio, ainda em forma de protótipo, com o nome de Ka Concept, o hatch foi exibido como a “visão de um futuro compacto com tecnologia avançada pela Ford e com design atraente e preço acessível para venda em grandes mercados mundiais”. Sim, o Ka é mais um que entrará na era global da Ford. Prova disso é que, na apresentação do novo Mustang em Barcelona, na Espanha, a marca voltou a mostrar o carrinho, desta vez em avant-premiére para a Europa. Como nosso bairro é um desfile de “possantes”, aqueles que dispõem de um pouco mais e gostam de máquinas possantes chega ainda esse semestre, provavelmente em maio também, o Porsche Macan. 500 milhões de euros foi o investimento feito pela Porsche na ampliação da fábrica de Leipzig para a fabricação do Macan.
A plataforma utilizada para a construção do modelo é a MLB (sigla para Plataforma Modular Longitudinal), a mesma adotada pelo Audi Q5. Há três versões: S (motor 3.0 V6 biturbo de 340 cv), Turbo (3.6 V6 biturbo de 400 cv) e S Diesel (3.0 V6 turbo de 258 cv). Para os amantes da lama vem aí o TROLLER T4. O modelo herdará um pouco do visual do conceito que foi mostrado no Salão de Sampa. Mas, não será 100% idêntico ao TR-X. Pela foto que vimos de um flagra no Ceará, podemos notar, apesar da pesada camuflagem que o desenho dos para-lamas e laterais seguem os do conceito. Já a dianteira e traseira não podemos afirmar que terá linhas parecidas com o conceito. Vamos esperar!
O novo T4 será equipado com o mesmo motor 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros da Ranger, que também emprestará o câmbio de seis marchas e a tração 4×4 com reduzida.