Mais um ano se inicia e esse primeiro trimestre será recheado de alegrias , festas e impostos. No mundo automotivo, você que está todo feliz com seu carrinho na garagem e que não dá nenhum problema mecânico, precisa se preparar com uma desvalorização de até 20 %, já que esse ano não serão mais produzidos por aqui. Dentre os principais nomes, destacamos AGILE, PAGERO TR-4 , GOLF IV, POLO , PEUGEOTs HAGGAR e 207 SEDÃ, CITROEN C4 HACTH, FORD FIESTA ROCAM, HYUNDAIs VELOSTER E SONATA e o CHERRY CIELO.
Os motivos são variados. Desde a alta do dólar a pequena cota de importação dos veículos provenientes do México são motivos relevantes. A pick up da Peugeot não caiu no gosto do consumidor brasileiro. Apesar de boa direção e a maior caçamba da categoria, dificilmente é vista pelas ruas da região. Emplacou apenas 353 unidades vendidas. Muito pouco.
O FORD FIESTA tinha suspensão acertada e boa mecânica. O chamado pé- de- boi, aquele carrinho ideal para bater por aí porém com o acabamento bem pobrezinho fez perder espaços para outras marcas, principalmente , os da FIAT e os coreanos. Por falar em coreanos , os asiáticos miravam no público jovem masculino por causa do design e as três portas que para mim, soavam estranhas e de ‘Veloster’ não tinha nada, já que o pobre motorzinho era emprestado do HB20.
O Golf , um dos mais antigos produzidos no país, ganhou várias plásticas e apesar de boas vendas foi sucumbido por mais atualização. O Agile que vinha da terra do nossos hermanos soou num primeiro momento uma ótima saída para a crise financeira da época (2008) e renovar a linha da GM. O desenho era esquisitão mas agradou ao público feminino.
A Citroen aposentou o C4 Hatch. Lembro quando o vi pela primeira vez , ainda com aquela tampa de vidro na traseira. Soava estranho, mas o alto luxo dos carrinhos franceses agradou a uma faixa de consumidor, principalmente pelo tecnológico volante , cujo miolo não se mexia. Quando surgiu a versão lounge, a versão Hacth ficou esquecida. A Cielo sofre até hoje com os inúmeros recalls e falta de peças de reposição, e assim, o Cielo não resistiu e em regiões onde o asfalto não é muito bom, prejudicou as vendas dos modelos, isso inclui o S18. Nessa virada de ano, vale lembrar que pela primeira vez o VW Gol perdeu o posto de líder nas vendas nacionais, perdendo espaço para o Fiat Palio. Analistas de mercado atribuem a inclusão do UP! como seu maior concorrente. Não é à toa que a montadora alemã deseja colocar o motor de 3 cilindros no Gol também ainda esse ano. Veja no site do jornal o calendário 2015 do IPVA.