Auto News

Auto News – Abril de 2014

Auto News - abril de 2014

JRPara quem é fã da marca e do carro, o que não são poucos, por causa da confiabilidade e conforto, estão eufóricos coma chegada do novo Corolla. A meta da montadora japonesa é emplacar 60 mil unidades no ano. Em 2013, foram 54.103 no total. A versão de entrada, chamada GLi, ficou R$ 4.470 mais cara do que em sua geração anterior, partindo de R$ 66.570. Mas o aumento parece não intimidar consumidores, que correm o risco de passar desapercebidos por sobrepreços. Autoesporte foi às lojas para avaliar as condições de venda do sedã em autorizadas da capital paulista.

Apesar de ter uma legião de clientes fiéis, os lojistas não dispensam esforços para arrebanhar mais candidatos a essa condição. Na maioria das concessionárias a movimentação era intensa, nem por isso deixamos de ser atendidos de pronto. Os vendedores sabiam todos os dados questionados decabeça, a exemplo do volume do porta-malas (470 litros), o mesmo da geração anterior, e da potência do veículo (até 154 cv). Todos lembraram de mencionar que agora o Corolla dispensa o tanquinho de partida a frio. Valia ter explorado mais as mudanças no motor, que recebeu controle eletrônico no acelerador, por exemplo. Dos seis lojistas consultados, apenas um mencionou a alteração.

JRAo consultar os vendedores sobre este veículo, ela recebeu mais de uma vez a resposta de que as mudanças do XEi (intermediário) para o Altis são poucas, por isso é deveria reavaliar a compra. Por R$ 13 mil a mais, a Altis traz sete airbags, controle de velocidade decom cruzeiro, acendimento automático dos faróis, bancos de couro bege com ajuste elétrico, faróis baixos em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED e recolhimento elétricos dos retrovisores externos, mas o preço salta para variante Altis (R$ 92.990). Infraestrutura Curioso é observar como a versão de entrada é ignorada nas autorizadas. O Corolla mais barato é o GLi com câmbio manual, vendido por R$ 66.750. Mas, ao serem questionados sobre o preço dele, todos os vendedores citam os R$ 69.990 da versão equipada com transmissão automática.

Vale lembrar que a Toyota aposta em 70% do mix de vendas para a versão XEi, a intermediária. Em geral, as concessionárias seguem o preço de tabela determinado pela montadora. Porém, é bom ficar ligado. Em duas das concessionárias contatadas pela reportagem, havia sobrepreço de R$ 900 para as versões GLi e XEi. No caso da versão Altis, o ágio baixava para R$ 810, resultando num valor final de R$ 93.800. As taxas de juros também são altas para o recém-chegado, a exemplo da tarifa de 1,59% para 30% de entrada do valor do carro. Algumas autorizadas ainda têm o novo Corolla para pronta entrega, branca perolizada, que exige ao menos 15 dias de espera devido ao processo de espera devido ao processo complexo de pintura, segundo afirmou um dos lojistas. Em outros estabelecimentos, o veículo era prometido apenas para o mês de maio. “Já recebemos e já vendemos todos”, respondeu um concessionário ao ser indagado sobre a chegada do sedã.


Publicidade