Entre uma corrida e outra prometendo ser “a última da historia do autódromo Nelson Piquet” vamos nos deliciando com máquinas e corridas.
Neste último domingo de Julho tivemos o OKTANE TRACKDAY aonde se encontram profissionais e amadores correndo atrás da melhor volta.Teve todos os tipos de carro, de versões preparadas até originais de fábrica como um Ford Ka (93º lugar) !! Também presentes estavam os clubes de carros antigos como Mustangs, Porshes e Camaros, até um raríssimo Chevrolet Yoman 58 completamente original estava exposto, diga-se de passagem parecia e muito com a van do filme Caça-fantasmas da década de 80!
Agora, um dos Pace Cars, o “Mini Cooper” tijucano feito em fibra de vidro com motor Fiat fire 1.0 chamava atenção. Segundo Marcos Valentin, protético e que levou o bólido para a pista o carro é muito bom de curva já até encomendou o seu. Ele conta que conheceu Alfredo Soares Vieira, quem monta os “minis”, através da sua profissão. Há kits sendo vendidos para quem se aventurar a montar um, que também pode usar o fire 1.4.
Brilhava também o Lotus Exige, BMW M1 (21º), Porsche GT2 (3º), Nissan GTR (89º), Mitsubishi Lancer Evo X (11º), Audi S3 (9º), Mustang Shelby GT 500 (29º) e Mustang Saleen (57º), Civic Si (18º)…entre outros que figuravam apenas nos bastidores a exemplo da Lamborghini Superleggera, Mercedes C63 AMG e Corvette ZR6.
Uma verdadeira enxurrada de carrões como o Corvette ZR1 “monster” que cravou um recorde de 1:15.976 no final do dia seguido pelo Maverick branco estupidamente preparado com 1:18.263.O comentário geral era que há poucos anos carros de rua preparados dificilmente passariam dos 1:25!! Isso é o esporte evoluindo através dos já conhecidos mundialmente Track Days.
Estes eventos trazem os pilotos para aproveitarem realmente suas máquinas e afastando das ruas o ímpeto de alguns que, quase sempre, acaba em acidentes trágicos. Fica a dica !
O dia não parava por aí. Entre um intervalo e outro, nas retas e nos boxes Tiago Romano nos dava um verdadeiro show de drift. O susto para quem costuma ir ao Autódromo foi ver as manobras sendo executadas na contramão!!Vai que… Um evento deste tipo nos EUA estaria bem cheio, mas numa manhã ensolarada de domingo permanecia vazio..Uma pena…
Havia um piloto “ousado” fazendo acrobacias no céu. Loopings, Badalos entre outras manobras feitas impecavelmente ilustravam um autódromo com seus dias contados…
FOTOS DO EVENTO
VÍDEO