Agora já não é mais novidade e o Jornal O Globo publicou em seu caderno semanal destinado ao mundo automotivo. Está sendo apresentado ao jornalismo especializado para testes a terceira geração do Honda FIT, que será fabricado em Sumaré (SP) no ano que vem e vai trazer uma renovação na nossa frota e causar tensão na concorrência. O monovolume Honda Fit terá uma versão híbrida que combina um motor 1.5, de quatro cilindros a um elétrico, totalizando 132 cv a 6.000 rpm e 17,3 mkgf de torque a 5.00 rpm, combinado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. O consumo médio fica em 36,4 km/l, segundo a Honda. Enquanto isso a versão de entrada conta com motor 1.3 de 100 cv e 13,7 mkgf de torque, trabalhando com um câmbio CVT. Já a versão intermediária, RS, é equipada com o motor 1.5 i-VTEC de 132 cv e uma transmissão manual de seis marchas. Pena que por aqui permanecerão os motores 1.4 e 1.5 flex de 101 cv e 116 cv, respectivamente.
Por causa sa tecnologia , os preços subiram um pouco e podem chegar a R$ 65 mil na versão híbrida. O novo Honda Fit 2014 se distancia, em termos estéticos, de seus predecessores, adotando um nova linguagem estilística chamada de “Exciting H Design”. A forma básica do Fit porém, permanece, mas agora com uma abordagem bem mais agressiva, tanto na dianteira quanto na traseira. Em termos dimensionais, o entre-eixos cresceu cerca de 5 centímetros, além de uma cananeta que pega de fora a fora na lateral, vejam nas fotos, parece carro coreano! Além disso, temos uma nova geometria da suspensão, e foi adicionando um eixo de torção em H na suspensão traseira. No interior, há importantes alterações, apesar de a temática simplista permanecer como pano de fundo. Simples, mas tecnológico, já que a maioria dos botões do painel foi substituída por controles de toque. Há uma grande tela touch-screen que fica embutida no painel onde normalmente se encontram o sistema de áudio, sendo esse sistema com uma interface parecida com a dos smartphones.
Os controles do ar-condicionado são novos também, agora utilizando peças de toque macio. O layout do painel de instrumentos segue muito do que foi mostrado no Honda SUV Urban Concept no início deste ano – um conceito que antecipa um novo crossover baseado no FIT que pretende impor concorrência a Juke Nissan, Ford EcoSport e também ao Volkswagen Taiguan. E não estranhem a foto, já que as fotos oficiais foram feitas em carros japoneses. Mas será isso aí mesmo.
Agora, o Honda Fit Híbrido 2014 pode ser operado como um carro elétrico completo. Agora, como a imprensa de fora já testou o carrinho as impressões são as melhores. Segundo a inglesa Auto Express, o novo Fit é mais atraente ao vivo do que em fotos, a cabine é ainda mais espaçosa do que antes e o monovolume está melhor de dirigir do que nunca. Desde o lançamento do Fit original, em 2001, essa é a mudança mais radical do modelo. A posição ao volante está mais baixa do que antes, enquanto a suspensão foi amplamente recalibrada para aumentar a estabilidade nas curvas e em velocidades elevadas.