Nossos vizinhos argentinos não só emplacaram o melhor jogador do mundo(Messi), como tivemos que engolir o primeiro Papa sulamericano a ter nascido na terra de los hermanos. E agora, tivemos que amargar os lançamentos das montadoras no salão do automóvel, mês passado , na Argentina.
Muito bólidos que participaram da mostra vão desfilar por nossas ruas nos próximos meses. Apesar do foco lá não ser muito o luxo e os carros-conceito, o evento que acontece de dois em dois anos (nos anos pares) e por aqui nos anos ímpares faz com que o continente esteja sempre abastecido de novidades. A Nissan apresentou o novo Sentra que chega por aqui no último trimestre do ano e manterá o motor flex 2.0, mas a aparência no geral, mudou. A Ford apresentou o novo Focus que chega em setembro nas versões Hatch e sedã. De novo, câmbio automático de duas embreagens.
Para quem está com bolso mais largo e gosta de “brinquedinhos” o cupê RCZ que já era bonito, ficou ainda mais e e chega de cara nova nos segundo semestre do ano que vem e junto com ele a Peugeot traz o 208 GTI, lindão! A Ford deve trazer pra cá e a previsão é de produzir na Argentina o Kuga que , por enquanto, é alemão, e vem “brigar” com a CR-V.
Ainda este ano a VW mostra , provavelmente, em outubro, a sétima versão do bem sucedido Golf que chega com motor 1.4 tubo, além de uma versão mais esportiva GTi. Agora, a Chevrolet tem planos de trazer o Tracker(que não tem nada ver com aquele jipinho da Suzuki que era vendido por aqui e só trocavam o emblema) para cá que terá preço oscilando entre o Ford EcoSport e o CR-V. Vem briga boa aí, mas ainda acho que são consumidores diferentes, já que Tracker e Eco são menores do que o representante japonês.
A Renault satisfeitíssima com os resultados nas vendas do Logan começa a produzir novo modelo no fim deste ano, dando uma remoçada e previsão para lançá-lo no primeiro semestre de 2014. A maquiagem serve também para o Sandero que ganhará linhas mais arredondadas. A Citroen mostrou o “C4 Lounge”, sedã médio e que chega para aposentar o C4 Pallas, lançado no Brasil em 2008. E promete ter alguns avanços importantes, principalmente na parte mecânica. O motor 2.0 de 151 cv vai continuar, mas passa a ser aliado a um câmbio automático de 6 marchas. Na versão “top” ainda vai aparecer o motor 1.6 THP de 165 cv. O sedã deve chegar ao Brasil em novembro, com preços na casa dos R$ 60 mil. Para quem gosta dos cuidadinhos e o luxo interno da marca, vai ser prato cheio.
A FIAT usou o evento para lançar o “500L”. O monovolume usa plataforma do Punto, mas com visual derivado da família 500. Fabricado na Sérvia, ele tem preço na ordem de R$ 60 mil na Argentina e traz motor 1.4 16V MultiAir de 105 cv. Durante a coletiva oficial, a montadora italiana aproveitou para afirmar que, ao menos por enquanto, o “500L” não será vendido no Brasil. Mas o modelo está cotado para produção para Betim, em Minas Gerais, ou na nova fábrica da empresa em Goiana, Pernambuco.
A HONDA mostrou o “Accord” e ganhou um belo a um “face lift”, ficando ainda mais elegante e charmoso.