Se os amantes das Harleys já torciam o nariz quando foi lançado há cerca de 10 anos atrás as V-Rods com projeto de motores Porshe imagine agora que a fábrica de motos americana mais famosa do mundo apresentou no mês passado a sua primeira moto elétrica. Trinta motocicletas andaram pelas ruas de Manhattan fazendo com que muita gente torcesse o pescoço para saber que barulho era aquele. A sensação era a de que estavam gravando algum filme futurista , já que as bikes tem aquele barulho de avião, ou vindo de um filme do “Vingador do Futuro “ ou “Minority Report”, com Tom Cruise.
Apesar de investir em uma área nova, a Harley Davidson quis manter neste produto a tradição da marca, sempre com sons marcantes em seus motores. “O som foi inspirado no barulho de uma turbina de avião”, explica Jeff Richlen, chefe de engenharia:
__“O som é totalmente natural, mas trabalhamos no acabamento interno para que soasse assim”, acrescenta. Além do intuito de tornar a condução mais prazerosa, o barulho auxilia na segurança do condutor, já que as motos elétricas emitem baixos ruídos”.
Já o presidente da H.D. Matt Levatich disse que a companhia não pensa em resultados a curto prazo , e sim, a longo prazo e passar a ser líder no segmento de desenvolvimento de motos elétricas.
O motor elétrico alcança quase 100 KM por hora em 4 segundos , mas as baterias precisam ser recarregadas a cada 210 quilômetros, demorando de 30 minutos a uma hora. Aliás, o grande vilão desse mercado é a recarga. O dia que resolverem autonomia e recarga o mercado vai dar um salto.
Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 148 km/h e a moto possui autonomia média de 85 km, Também existe a ajuda do sistema de regeneração da energia nas frenagens, uma espécie de Kehrs usado na Fórmula 1. A moto segue estilo naked, sem carenagens, e o conjunto é totalmente inédito, principalmente, no chassi e conjunto ótico. Da linha atual da Harley, a LiveWire se aproxima da V-Rod visualmente.
No site do jornal tem dois vídeos bem explicativos.
Além de utilizar energia elétrica para se mover, outra novidade interessante nesta H-D é o uso de um monoamortecedor na traseira. Atualmente, a linha da empresa utiliza principalmente duplo amortecedor no eixo traseiro.