Auto News

Auto News – Junho de 2013

Auto News - maio de 2013
Numa conversa de domingo com um amigo aqui veio o comentário sobre carros: “Você viu aquele carrinho japonês que concorre com o Duster?”. Sim,  é chinês e me lembro bem. É o X 60 da Lifan. E como a montadora chinesa é modesta em publicidade e vem chegando aos poucos por aqui, que muita gente não fica sabendo. Mas nós, sim.  Depois de apresentado em Punta Del Este, no Uruguai, o carrinho é a nova aposta da montadora ching ling depois de rompimento com a  Effa aqui no país e passa a comandar a operação.  De olho no mercado brasileiro  eles não querem seguir os erros do passado quando lançaram o 320(cópia mais simples do Mini Cooper)  e  o 620, porque tiveram várias reclamações de usuários que ficaram com seus carros parados  por falta de peças de reposição.
Por fora, lembra o a SUV da Suzuki ou o Chery Tiggo. É no interior  e  no preço que eles apostam suas fichas. Com câmera de ré, estofados em creme,  central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, GPS, local para colocar a cadeirinha de criança(Isofix) e motor 1.8  de 16 válvulas tem o dedo da Toyota, com variação de comando. O problema são 1,3 tonelada para 128 cavalos de torque. Mas como nossas vias aqui são lisinhas, dá para aceitar. A arrancada é boa. Mas se quiser se aventurar no barro, não é aconselhável. Ele é maior que o Ecosport e se equipara com o tamanho do Duster, portanto um SUV médio com preço atraente, R$ 52.777. Essa única versão não tem automático e  sim, câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira. O porta -malas é de 405 litros,  enquanto o Renault tem 475 litros de capacidade (suficiente para as viagens em família), o Eco fica com os tristes 362 litros.  Se o Vice- presidente mundial  da marca Mark Timber cumprir o que prometeu na festa de lançamento em abrir mais 25 concessionárias no país , dobrando a atual oferta, e não deixar os consumidores na mão a espera de peças, pode emplacar  quatrocentas vendas por mês por aqui, meta a anunciada. Nada mal , não?
As lanternas são de Leds e tem pisca no retrovisor, ítens essenciais nos dias de hoje, mas ruim quando um motoboy  arranca sem dó nem piedade. A posição é razoável para dirigir, mas falta uma regulagem de altura, mas o campo de visão é muito boa. Apesar do ruído interno, o acabamento interno é bem feito e no banco traseiro, tem até porta-copos e encosto para o braço. O novo SUV tem também ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica. além de conectividade Bluetooth e comandos no volante ou por controle remoto, duplo airbag e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e com braços triplos na traseira.
A Lifan atua em 165 países, tem sete unidades industriais fora da China e é a segunda maior fabricante chinesa em volume de exportações – perde apenas para a Cherry . Até o final de 2014, a fábrica uruguaia passará a produzir em CKD – montagem final de veículos que chegam totalmente desmontados – e irá elevar sua capacidade produtiva para 40 mil unidades/ano. Está prevista a instalação de uma fábrica de motores na mesma planta. A Lifan está muito bem informada sobre o “caminho das pedras” do mercado brasileiro. Tanto que acena com a possibilidade de construir uma fábrica no Brasil, para também aproveitar os benefícios fiscais do Inovar-Auto. Aqui só tem uma, em frente ao Barrashopping, no shoppuing de automóveis. Clique Aqui e acesse o site oficial.

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