No mês passado, tivemos a nona edição do LAAD Defense & Security no Rio Centro, a maior exposição de equipamentos de segurança e defesa da América Latina. Trocando em miúdos é um feirão de armas e equipamentos militares que são expostos às autoridades. Um negócio que movimenta bilhões. Tanques, helicópteros, carros-anfíbios, munição, tudo que você possa imaginar de tecnologia estava ali. O novo carro do Batalhão de Operações Especiais, Bope, estava lá. Fabricado na África do Sul, O paramount Maverick foi criado para as necessidades da corporação que geralmente encontra grandes obstáculos, terrenos difíceis e recebe armamento pesado nas incurções. A versão da feira era a mais básica que aguenta tiros de 7.62 mm, vindo de armas como o fuzil .50. Esses “tanques” podem chegar a R$ 1,5 milhão.
A IVECO conhecida pelos seus caminhões da Fórmula Truck e suas Vans de carga mostrou em seu estande o blindado Guarani – já em produção no Brasil –, além da versão militarizada do off-road Trakker e o LMV, um veículo leve de tração integral, amplamente utilizado por exércitos europeus. A feira termina no dia 12 de abril.
__ “Nossa gama atual é o resultado de décadas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, a gama da Iveco é comercializada em mais de 50 países, incluindo membros da Otan”, afirma Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial América Latina.
Daí, se chega a conclusão triste de que ou mundo está cada vez masi violento ou é jogo se fazer guerra, não? O Guarani, blindado desenvolvido em parceria com o Exército brasileiro tem um contrato inicial prevê o fornecimento de 86 desses veículos às Forças Armadas. VBTP-MR é a sigla para Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas. Batizado de Guarani, sua missão básica é ser o chamado “táxi de combate”, o transporte de tropas utilizado para deslocamentos em situações de risco. Desenvolvido a partir da família Centauro italiana, o veículo teve seu projeto final conduzido pelo Exército Brasileiro junto com a IVECO, a divisão da Fiat responsável por caminhões.
Com peso na casa das 18 toneladas e capacidade para transportar 11 militares (três tripulantes e oito soldados armados e equipados), o Guarani possui arquitetura modular, e começa a ser fabricado a princípio em duas versões. A primeira será um transportador de tropas básico, com armamento leve. A segunda, mais preparada para combates, pode ser classificada como um IFV (Infantary Fighting Vehicle) e inclui uma moderna torre não-tripulada Elb No mercado europeu a Iveco possui dois modelos de grande destaque. O primeiro é o LMV, conhecido como Lince por militares italianos e Panther pelos britânicos. A sigla, em tradução livre, significa veículo leve multifuncional, e revela a versatilidade do produto desenvolvido e produzido na sede da Iveco Defence Vehicles, em Bolzano, cidade encrustada entre as montanhas do norte da Itália.
O LMV dispõe de alta tecnologia e tem como pontos fortes a excepcional mobilidade e capacidade de proteção dos ocupantes – fato comprovado nas múltiplas missões de paz em que foi utilizado. Além das forças armadas Italianas, a Iveco tem fornecido numerosos LMVs às forças armadas da Grã-Bretanha, Bélgica e Croácia, entre outros países europeus. it UT30.
Fotos por GREGG ROHERIG