Olá meus amigos do Recreio. Eu sou Guido Rosenthal e vou a partir de agora conversar com vocês pelas páginas do Jornal do Recreio sobre o mundo automotivo. Em nossa coluna mensal vamos abordar lançamentos, dissecar carros e motos e tentar mostrar para os interessados no assunto o que há de melhor e também procurar esclarecer dúvidas e dar dicas. Este mês apresento uma pérola que certamente será para poucos motoristas, o EVOQUE Cabrio Conversível. Se bem que para quem mora por aqui dá a impressão de que Porches, Land Rovers e BMWs X6 custam R$ 50 mil, tamanho é o desfile. Que crise , que nada!!
Lembro-me bem quando a Porsche em meados de 2004 vinha passando por dificuldades e um engenheiro teve a brilhante idéia de inovar no segmento esportivo, desenvolvendo a Cayenne, um SUV com alma e corpo de um verdadeiro Sport-adventure (asfalto + terra).
As vendas foram tão boas que em pouco tempo saíram do vermelho, e várias marcas igualmente importantes entraram nesse nicho. Logo a BMW fez o X5, a Mercedes a linha M, a Cadillac fez o Escalade, a Maserati o Cinqueporte e, agora até a Lamborghini desenvolve o seu, o MLC.
No pré-salão de Genebra 2012, a Range Rover inova mais uma vez: o Evoque conversível. Equipado com rodas de 21 polegadas, o modelo sugerido terá uma capota de lona com acionamento elétrico. Será que dessa vez vamos inovar num segmento que parecia estar bem definido? A resposta me parece que sim, vamos sempre reinventar a roda. Recém lançado, o Evoque conta com as versões PURE, PRESTIGE E DYNAMIC, sendo o modelo básico com rodas de liga leve aro 18´ e opções de personalização para bancos, portas e painel. O Dynamic é uma versão mais esportiva do carro e traz rodas aro 20’. No interior é possível mudar a tonalidade da cor ambiente de acordo com o gosto, incluindo as luzes de cortesia, mais ou menos como o Fusion da Ford. Além dos itens de série, ele, traz sistema de navegação HDD integrado em uma tela de oito polegadas.
Existe um pacote opcional chamado TECH ele acrescenta duas telas LCD nos encostos dianteiros, sistema de câmeras para visão 360°, tela de 8 polegadas Dual View e rodas de liga leve aro 20”. Com o pacote, o preço sobe para R$ 249 mil versão Dynamic.
Há, ainda, um recurso de segurança que aciona uma barra de proteção (santantonio) acima dos bancos em caso de capotamento, batizado de Roll Over Protection System (ROPS). As opções de motorização repetiriam as ofertas da versão convencional (2.2 turbodiesel de 150 ou 190 cavalos e 2.0 turbo a gasolina, de 240 cv), assim como as habilidades fora-de-estrada e os equipamentos internos – cinco câmeras para visão de 360º do veículo, a tela touch screen de 8 polegadas de tecnologia Dual View e o sistema de som da Meridian Na Europa, o Evoque conversível seria oferecido com tração traseira ou integral.
As motorizações devem ser a diesel e gasolina. Sem o teto, o Evoque exigiu reforços estruturais na carroceria que aumentaram seu peso em 75 kg. Os carrinhos foram vistos em alguns cantos da Inglaterra para testes , assim como acontecem por aqui com as nossas montadoras. Qualquer dúvida escrevam para doguibr@hotmail.com