A Volks passa o comercial toda hora sobre seu novo lançamento: o Golf GTi. Como o bólido está no mercado há 39 anos no mundo inteiro(aqui desde 1991), entrando na sua sétima geração, a montadora alemã aposta as suas fichas em liderar o mercado de hatchs médios aqui no Brasil, até agora dominado pela Chevrolet com o Cruize, em seguida pela Ford , com o Focus e Bravo, da Fiat. Nesse primeiro momento, somente as versões TOP e importadas da Alemanha estarão disponíveis. O carro com teto solar, motor turbo de 220 cv! e todos os acessórios pode chegar a R$ 115 mil(fora o ágio). Mas existe uma versão menos nernosa com motor 1.4.
A VW afirma que ele será produzido no Brasil , em sua fábrica em São José dos Pinhais e aí, o preço será mais atraente e com outras versões. Aqui na Barra e no Recreio, onde o morador não pode ver uma novidade e adora investir em carros (é uma característica notória do morador), num primeiro olhar, você pode até não ter reparado no novo Golf, mas se tiver um mais atento deve reparar nos frisos vermelhos na dianteira, para-choques exclusivos, saias laterais , faróis de neblina com uma espécie de guelra direcionando a luz, grade colméia , saída dupla de escapamento e no interior, uns detalhes que só quem gosta de carros esportivos repara. O conforto é nítido, com bancos em couro, volante com costuras em vermelho e ainda existe a opção do banco em xadrez que faz lembrar os carros de 1970. O carro está mais baixo, mas parece que não chega a raspar nos nossos quebra-molas dos condomínios. O mais importante quando se compra um esportivo é o motor. Esse “garoto” invocado debaixo do capô- 2.0 turbo – combina dois sistemas de injeção, tornando o carro bem nervoso. O pé tem que ser manso para os marinheiros -de- primeira- viagem que não estão acostumados com esportivos. O câmbio DSG quando não está em alta rotação dá a impressão de trocar as marchas antes do necessário, dando nítida intenção de economia de combustível, uma preocupação na Europa diante da diminuição de CO2. O carro é cheio botões e tecnologia , além de uma tela 5,8 polegadas e um sonzão. No console, existem quatro opções de direção que alteram mapas do acelerador, do câmbio e rigidez na direção. O consumo na estrada é bom e pode chegar a 12 km. Na cidade, quase 9 km por litro. Muito bom e mostra que não é beberrão. No porta-malas, uma saída inteligente para a tampa que se encaixa perfeitamente quando não utilizada e 338 litros existem graças ao estepe fino. Veja no site do jornal os preços e pacotes, além das versões 1.4 com 6 marchas ( o turbo vem com sete). Certamente vai tirar público do A3 e do BMW série 1. Aliás, o prino -rico Audi vai ficar com ciúmes…ah..vai….
Highline 1.4 TSI turbo de 140 cv, câmbio manual (6 velocidades)
– Standard (entrada): R$ 67.990
– Pacote Elegance: R$ 72.990
– Pacote Exclusive: R$ 82.990
– Pacote Premium: R$ 92.990
Opcionais:
– transmissão automatizada DSG de 7 velocidades (R$ 7 mil);
– teto solar elétrico: R$ 4.500
– rodas de liga leve aro 17 “Geneva” com pneus 225/45 R17: R$ 950 para versão Standard
– rodas de liga leve aro 17 “Madrid” com pneus 225/45 R17: R$ 280
– sistema de entretenimento e conectividade com rádio, DVD, tela de 8 polegadas sensível ao toque e HD de 60 GB: R$ 6.730
– assistente de estacionamento com câmera de ré: R$ 3.730.
GTI 2.0 turbo de 220 cv, câmbio automatizado DSG (6 velocidades)
– entrada: R$ 94.990
– pacote Exclusive: R$ 110.990
– pacote Premium: R$ 125.990
Opcional:
– teto solar elétrico: R$ 4.500