O carrinho chama mesmo a atenção nas ruas pelo design. A impressão que se tem é que ele é o netinho dos ZX Volcane e Xsara VTS, bólidos que davam um verdadeiro prazer em dirigir na década passada. A Citroen por um tempo tinha abandonado esse público por aqui, apostando no conforto, luxo, estilo e nas famílias. Aliás, se fosse determinar um conceito a marca diria: teto panorâmico. O DS3 vem para brigar com os Minis, Audis Sports e tantos outros “brinquedinhos” para quem pode pagar por isso. A sigla DS vem de Different Spirit para aqueles que realmente desejam experimentar outras emoções. E como nosso asfalto aqui no bairro é de primeira, deve dar muita emoção mesmo. Os preços são para competir com os Minis mesmo, já que saem inicialmente a R$ 79.900, mas por incrível que pareça as rodas brancas e os bancos de couro são à parte, passando aí para incríveis R$ 82 mil. Fomos a Avenue que fica ao lado da Casa de Festas Galaxy Kids, quase no Pontões e vimos que há oito opções de cores da carroceria, quatro adesivos de teto e três faixas, que podem combinar com quatro cores para a calota central das rodas (branco, amarelo, vermelho e preto). Mas nem sempre para pronta-entrega. É quase uma customização, só que padronizada. Na cabine, são cinco opções para as faixas no painel, que podem ser repetir na manopla do câmbio. E a chave do carro reproduz a cor da carroceria, diferente não?
O DS3 traz ar-condicionado digital, computador de bordo, para-brisas laminado acústico, direção com assistência elétrica, rádio CD Player MP3 com comandos satélite na coluna de direção, entrada USB e seis alto-falantes(o som é bem nervoso); faróis com acendimento automático, sensor de chuva e piloto automático. Tem um item que é bem comum nos sedans de luxo e SUVs como a iluminação interna dianteira para o pés. Quem nunca deixou cair algum objeto no chão e deu desespero para achar, né? O carrinho traz também dois detalhes bem legais, como o perfumador de painel e porta-luvas refrigerado.
O motor 1.6 THP, de 165 cavalos e 24,5 kgfm de torque não deixa você ficar com inveja dos Minis e dos Audis por que tem dedo da BMW, afinal a marca alemã e o grupo PSA Peugeot Citroën foram parceiros no desenvolvimento desse bloco, que hoje equipa no Brasil 3008, 408 e RCZ (Peugeot), Os freios são de sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e auxílio à frenagem de urgência (AFU), controle de estabilidade (ESP) e seis airbags (frontais, de tórax e de cortina) são suas credenciais em segurança. O consumo aponta para incríveis 11 km com um litro de gasolina. Agora, como esse é para ser o segundo carro da casa ou especificamente para solteiros, a vantagem diante dos Coopers e Audis é que custa cerca de R$ 40 mil a menos e leva o mesmo espírito, é mais espaçoso e cabe mais bagagem. Que tal? Vai encarar?