Para você que fica namorando as SUVs passando pela Avenida das Américas, ou aquele carro bonitão do vizinho e fica doido para ter um, pode ser que isso mude, caso você não faça tantas exig ências e queira ter algo parecido sem investir muito em conforto e tecnologia. Estou falando da nova aposta da chinesa JAC que chegou como um furacão no mercado há uns 4 anos atrás, tendo Fausto Silva como garoto propaganda.
É o T6, que acaba de chegar ao Brasil, em três versões, partindo de R$ 69.990. Chega para competir no mercado do Ecosport, Renegade e HR-V. Não chega a ser uma SUV mas tira onda de. E como estamos num semestre com lançamentos da JEEP e da Honda (HR-V), podemos lembrar que os dois são muito mais modernos, porém menores. Quem busca tecnologia, esquece. O computador de bordo é simples e não vem com câmbio automático, item mais do que exigido na categoria. Por dentro, os chineses parecem que se inspiraram no ix-35 e a sensação é de que copiaram quase tudo . Ah, os bancos são de tecido, ponto fraco. A JAC tem detalhes curiosos. Sua fábrica em Camaçari, na Bahia , ainda não foi inaugurada e isso vem causando embaraços por aqui. A estatal chinesa apostou no mago do setor Sergio Habib, que possui cerca de 50 lojas da marca em todos o país. O design dos carros é desenvolvido em Turim, na Itália, e o interior, em Tóquio, no Japão.
A versão básica do T6 representará apenas 5% das vendas, na projeção da montadora chinesa e que pretendem chegar na marca de 400 vendidos por mês, ou ou 3.600 unidades em 2015.
Ele chega com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis com ajuste elétrico de altura, faróis de neblina, rodas de 17 polegadas e alarme.
Na versão intermediária, somam-se barras longitudinais no teto, maçanetas cromadas e retrovisores rebatíveis eletricamente. Ela sai por R$ 71.990, e será responsável por outros 5% nas vendas, diz a Jac. A configuração que deverá liderar as vendas do T6, portanto, será a completa, de R$ 75.690. O motor é o 2.0 JetFlex que equipa a minivan J6, de até 160 cv e um bom torque de 20,6 kgfm disponível logo aos 3.000 giros. A ressalva fica com o câmbio manual de cinco marchas, cujos engates continuam enroscando. Somente em 2016 chega a transmissão automática.