Numa conversa simples sobre economia entre amigos, o assunto automóvel logo surge e em seguida as considerações sobre o que é melhor: zero ou usado? Um de luxo usado ou popular zero? Dúvidas e mais dúvidas. Em geral carro não é investimento e nem sempre você ganha dinheiro, só o comerciante de veículos, claro. Mas em tempos de crise e bolso fraquinho, quais os modelos mais baratos do país? Ano passado 3 veteranos saíram de cena: Fiat Palio Fire, Chevrolet Classic e Renault Clio. Também no ano passado a chinesa Geely, responsável pelo compacto GC2, que custava menos de R$ 30 mil, encerrou suas atividades no país deixando muitos compradores nas mãos em matéria de reposição de peças e manutenção.
O G1 levantou ano passado uma lista dos mais baratos e detectou que só tem 2 carros abaixo de R$ 35 mil – eram 6 antes. E o décimo colocado já esbarra na faixa dos R$ 40 mil.
Veja os carros zero mais baratos à venda no mercado brasileiro:
Chery QQ: R$ 31.290
A Chery não mudou o preço do QQ na comparação com o último levantamento, de agosto de 2016. A única novidade é que o subcompacto agora é feito no Brasil. Se o cliente preferir, ainda há uma versão mais equipada, com vidros elétricos traseiros, sensor de ré e rodas de liga leve por R$ 33.690.
Fiat MobiEasy: R$ 33.030 Nesta configuração de entrada do Mobi, o motor é o velho 1.0 Fire. O novo 1.0 de 3 cilindros, Firefly, só é oferecido atualmente na intermediária Drive. Além disso, essa opção mais barata do hatch sofre com a escassa lista de itens de série: não tem nem ar-condicionado ou direção hidráulica.
Volkswagen Take Up 2 portas: R$ 35.560 Motor: 3 cilindros, 1.0, 82/75 cv
Principais itens de série: calotas, banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete, limpador e desembaçador traseiro, apoios de cabeça traseiros e fixação Isofix. Dono do projeto mais moderno da lista, o compacto tem a seu favor o bom resultado no teste de colisão do Latin NCap. Além disso, tem um dos melhores consumos de combustível do país. O problema é que, assim como o Gol, só possui duas portas. Para ter mais dois acessos traseiros, o custo fica R$ 2.430 mais alto. Também carece de outros itens básicos.
Volkswagen Gol Trendline 2 portas: R$ 36.550
Motor: 3 cilindros, 1.0, 82/75 cv . Principais itens de série: direção hidráulica, travas e vidros elétricos e rádio com Bluetooth. O Gol segue na lista dos mais baratos do país com sua versão de duas portas. Nela já há alguns itens de série interessantes, mas falta o ar-condicionado. Curiosamente, o opcional das portas traseiras é mais barato do que no Up: custa R$ 2.040.
Jac J2: R$ 36.990
Motor: 4 cilindros, 1.4, 113 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio. O menor veículo da chinesa Jac é também o mais barato da marca. Equipado com motor de 114 cavalos, mas pesando pouco mais de 900 kg, ele tem desempenho convincente – talvez o melhor da lista. Por outro lado, não é uma boa opção para quem precisa de espaço interno.
Lifan 530: R$ 37.990
Motor: 4 cilindros, 1.5, 103 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré, fixação Isofix e rádio. O sedã chinês é bem equipado mesmo nesta versão, que é a básica. O motor de 103 cv empurra bem o modelo, mas a dirigibilidade não é seu forte. Fora isso, o visual moderno e o espaço interno agradam.
Chery Celer Hatch: R$ 38.490
Motor: 4 cilindros, 1.5, 113 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio. O hatch compacto aposta em motor acima de 1.0, espaço interno e lista de equipamentos completa para agradar. De quebra, custa mais de R$ 10 mil a menos do que os concorrentes diretos, como Chevrolet Onix 1.4 e Hyundai HB20 1.6. Veja no site o modelo,
Chery Celer Sedan: R$ 39.490
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, sensor de ré e rádio.
Por R$ 1 mil a mais do que o hatch, é possível levar para a casa a versão sedã do Celer. Ela é 14 cm mais comprida, diferença que reflete no tamanho do porta-malas. São 450 litros, contra 380 litros do compartimento do hatch. Na lista de equipamentos e nas especificações técnicas, os dois modelos são idênticos. O visual do sedã, porém, é mais controverso, com uma traseira de gosto duvidoso.