Está chegando o Natal e aquela dúvida martelando a cabeça….Compro um modelo 2015 com desconto e parto para um 2016? No caso das SUVs , agora, não faltam opções, princioplamente nas médias, antes dominado pelo ECO Sport. Agora tem 7 opções na categoria. Nas ruas da região o que mais vemos é HR-V, Renegade e Tucson. Uma ou outra JAC6 e o 2008. A revista 4 rodas fez um comparativo bem honesto sobre esse mercado cada vez mais em alta e cravou o HR-V na frente com o Renegade em segundo. A Tucson ficou com o modesto sexta lugar por causa do visual obsoleto diantes dos demais, e você o que acha?
Na matéria do PAulo Campo Grande ele resume:
— Com propostas bastante diferentes entre si, cada SUV tem suas características marcantes. Pelo conjunto da obra, o HR-V leva a melhor. O Renegade vem em seguida, com sua modernidade. O 2008 se destaca pela relação custobenefício, embora tenha comportamento de automóvel. Menos equipado, o EcoSport ficou em quarto, enquanto o Tucson se garante pelo espaço interno e o T6, pelo visual que remete aos Audi– finaliza. Os carrops analisados foram os Ford EcoSport 2.0 SE, Honda HR-V LX, Hyundai Tucson GLS, JAC T6, Jeep Renegade Sport, Peugeot 2008 Griffe e Renault Duster 2.0 Dynamique. Todos automáticos e na faixa dos R$ 75 mil, com exceção do JAC, que só tem câmbio manual e custa R$ 71 990 (mas que equipado chega a R$ 75 670). Agora a decisão de compra será mais difícil e trabalhosa.
Bom, o HR-V é confortável e ao mesmo tempo esportivo; não chega a ser luxuoso, mas conta com materiais de boa qualidade, bem confeccionados e encaixados. Ele tem apenas dois airbags contra 6 do 2008 e não vem com estepe extra , e sim, aquele qubra-galho fininho. Mas a posição de dirigir elevada, como em uma minivan, mas sem abrir mão da esportividade típica dos cupês tem seu charme.
O RENEGADE além do visual moderno A cabine do Renegade Sport mostrada aqui tem várias referências às trilhas e aos primeiros jipes da marca, em sinais gravados no console, nos mostradores e no para-brisa. Mas esses desenhos são apenas indicações da vocação do carro e vêm acompanhados do acabamento bem-cuidado, incomum nos jipes. Além do visual moderno, o painel do Renegade é de material espumado e enriquecido por frisos e equipamentos interessantes como o computador de bordo, com diversas informações (entre elas, pressão dos pneus, temperatura de óleo e de radiador e tensão da bateria). O 2008 levaria essa briga se competisse na edição Top, como ar-condicionado digital e automático bizona, teto solar, seis airbags e sensores de luz, de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro. O acabamento também é bem-cuidado, incluindo bancos com revestimento parcial de couro e pedais de alumínio.
Mas e o Tucson? Ele está fazendo hora extra em nosso mercado, e bem. O fato de ser veterano dá algumas garantias ao proprietário, como facilidade de manutenção e revenda. Foi isso que o deixou à frente do T6, que é novo demais, de uma marca que ainda se consolida no Brasil. Além disso, ele tem porte maior que a maioria dos SUVs na mesma faixa de preço, o que resulta em maior espaço interno para as pessoas e a bagagem. O lado ruim é o visual defasado e o acabamento descuidado, com a supressão de requintes que os carros têm quando são novos. É a saída para manter o preço competitivo. No caso do Tucson, partes que um dia já tiveram materiais emborrachados hoje são de plástico duro, como as manoplas do câmbio e do freio de mão. O Duster passou por uma reestilização leve e ganhou novos faróis e lanternas, mais bonitos e modernos. E ainda ganhou uma versão Insiana Jones, a Dakar, veja no site do jornal. Até!