Chega a um mercado automotivo, cada vez mais competitivo nesse segmento , mais um mimo para “poucos”. O novo Civic , agora cupê de duas portas, foi anunciado pela Honda para agradar em cheio aos “puristas “ de plantão ávidos por câmbios manuais e sem muita eletrônica interferindo no desempenho. O Civic Si é levemente mais comprido (2 cm) que a versão sedã, tem distância entre-eixos 5 centímetros menor e 3,5 centímetros a menos na altura. Fora as medidas, o design também é diferente. A frente ganha mais vincos e volume, o que dá a impressão de “músculos”. Para completar esse visual nervoso e musculoso , entradas de ar que a companhia colocou em alguns modelos como o FIT, rodas de liga-leve diamantadas aro 18 polegadas, parachoques integrados a carroceria e escapamentos cromados. Ele vem um pouco mais comprido que os demais da série.
O caimento da carroceria limita o conforto de quem atrás. Mas na boa: quem tem cupê não quer levar passageiros atrás né? Os acabamentos em couro de duas cores, preto e vermelho, assim como acabamento no volante mostra que é para mostrar que o bólido é feroz mas não abandona o conforto, tendo itens como ar-condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos, teto solar, tela multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, câmera de ré, sistema de som de alta definição com CD/MP3, alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer.
Detalhe: o motor é aspirado e não turbo, fugindo a regra utilizada ultimamente. O motor 2.4 i-VTEC de 16 válvulas entrega 51 cv a mais que a versão sedã LXR e 14 cv a mais do que a Si anterior – ambos com bloco 2.0. O ganho de potência pode parecer pequeno com o aumento das cilindradas, mas a mudança trouxe outra vantagem. O torque foi de 18,9 kgfm a 6.100 rotações por minuto (rpm) para 23,9 kgfm a 4.400 rpm. Ou seja, o novo Si tem mais capacidade de tracionar e faz isso melhor em rotações mais baixas que o anterior.
Para ajudar o motorista a tirar o melhor do propulsor, o painel do Civic Si tem uma luz vermelha de LED que acende quando a rotação está em seu melhor momento. É quando o i-VTEC entra em ação, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão por cilindro.
Agora, não vai demorar para a gente encontrar alguns exemplares ultrapassando os limites da velocidade nas Américas na altura do pedra de Itaúna nos dias de semana , ah..isso não vai demorar mesmo, querem apostar?