O salão do automóvel em São Paulo foi no mês passado e com o que vimos dá para ter uma noção do que iremos ter nas concessionárias por aqui no bairro no ano que vem e nos próximos anos. Percebemos que as montadoras apostam nas SUVs, bem presentes em nossas ruas por aqui, já que é o perfil do morador Barra /Recreio. A Renault apresentou o conceito Oroch. Trata-se de uma picape de cabine dupla derivada do SUV Duster que leva o mesmo nome e deve marcar a entrada da marca no segmento de picapes compactas médias, no qual a Fiat também está de olho, vide o conceito que a marca italiana mostrou mais cedo no Anhembi. Esses veículos seriam maiores do que a Fiat Strada e menores que a Chevrolet S10, por exemplo. É nítido o foco nos jovens. A Kia mostrou o Sorento e o Carnival,que nos EUA se chama Sedona. O Sorento foi remodelado, seguindo as linhas do conceito GT Cross, cresceu 9,5 cm no comprimento, chegando a 4,78 m e ficou 8 cm maior no entre-eixos, com 2,78 m. O novo Sorento terá transmissão automática de 6 velocidades e sequencial, trações 4×2 e 4×4, e duas opções de motor: 2.4 litros de 172 cavalos de potência ou um V6 de 3.5 litros, capaz de desenvolver até 270 cv. Já o Carnival (gigante!) que vem nessa terceira geração na versão de 8 lugares, equipada apenas com propulsor V6 de 3.3 litros e 270 cv e transmissão automática de 6 velocidades. O preço das novidades ainda não foi definido(normal…). A Jaguar Land Rover vai produzir o SUV Discovery Sport no Brasil, a partir de 2016, na futura fábrica de Itatiaia (RJ). O bólido será a missão de inaugurar a primeira fábrica brasileira do grupo. Ele é o primeiro membro de uma nova família de veículos da marca, chamada de Discovery. O SUV é um substituto para o Freelander, e terá opção para levar até 7 pessoas. De acordo com Phil Popham, Diretor de Marketing do Grupo Jaguar Land Rover, o modelo “será marcado pela versatilidade”. Fugindo das SUVs, vimos por lá a versão do MINI COOPER com 5 portas. Para acomodar as portas extras, o modelo teve que crescer em comprimento e entre-eixos. São 16 cm a mais no comprimento e 7,2 cm no entre-eixos. Isso mostra que cada vez mais vai perdendo o jeito de compacto, a versão 5 portas tem 4,01 m de comprimento – 24 cm menor do que um Volkswagen Golf, e 11 cm maior do que um Gol. Além do maior espaço para ocupantes, o porta-malas também foi beneficiado, passando a acomodar 278 litros, ou 67 litros a mais do que a versão de duas portas. A Mitsubishi mostrou que o Lancer terá a sua versão “nacionalizada” que chega às lojas neste mês, praticamente sem alterações visuais em relação ao modelo produzido no Japão, apenas com rodas de 18 polegadas redesenhadas. novo aerofólio, nas versões GT e AWD.