A nossa região por ter vias largas e várias pistas é um belo convite a ter carros bons e com conforto. Isso ninguém se discute. Somado a isso somos privilegiados em ter as principais montadoras devidamente representadas por suas concessionárias aqui ao redor. E falar em novidades aguça, né? Mês que vem teremos o Salão do Automóvel em São Paulo e grandes novidades estarão lá para nosso deleite. Primeiro lugar a maior novidade é o local.
A próxima edição do Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro não será no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e sim, no recém-reformado Centro de Exposição Imigrantes, no início da rodovia pista Santos -Rio.
Na lista de novidades que vão chamar atenção estarão superesportivos como o renovado Nissan GT-R (que será vendido no Brasil em apenas uma loja, em São Paulo) e o Ford GT (mostrado apenas como chamariz, sem chances de ser lançado aqui). Do nosso interesse os novos SUVs compactos, como o Toyota CH-R e o Hyundai ix25.!!
O Toyota com nome de Creta e o Kaptur já falamos aqui nesse espaço. A Toyota aposta suas fichas nesse lançamento. Feito sobre a nova plataforma global da marca, a TNGA, o SUV tem boas chances de ser fabricado no Brasil para rivalizar com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford Eco Sport e etc. Tem estilo arrojado, que combina as linhas de um cupê com as de um utilitário esportivo.
Poderá ser encontrado em versão híbrida, equipada com motor 1.8, de 122 cv que funciona em conjunto com outro elétrico, assim como o Prius. Mas, se for mesmo vendido no Brasil, deverá ter um 2.0 aspirado, com câmbio automático do tipo CVT.
De olho no mercado das SUVs médias e já cansada de ficar exibindo o feioso Tucson, que a Hyundai vem com o derivado do HB20 e será apresentado. Vai ser uma das grandes vedetes do Salão do Automóvel, embora já tenha sido mostrado em diversas outras exposições no mundo, inclusive com outro nome, Creta. Será mais um forte concorrente de Nissan Kicks, Honda HR-V, Renault Captur, entre outros.
Terá o mesmo motor 1.6 flex, de 128 cv, do HB20. E também será fabricado em Piracicaba (SP). No sistema de transmissão, não haverá grandes surpresas. A principal opção será o câmbio automático de seis marchas, que funciona com tração dianteira. Vale a visita também nos estandes da
Dodge que vai trazer o muscle car Challenger.
Vamos ter o primeiro utilitário esportivo da Jaguar e será exposto em três versões: Prestige, R-Sport e S.
A mais sofisticada vem com kit aerodinâmico esportivo, suspensão que se ajusta de acordo com a forma que está sendo conduzido e sistema de som de alta-fidelidade, de 825 W.
E por fim, a Volkswagen com o Tiguan que vem com desenho seguindo padrão adotado no Golf, com vincos pronunciados nas laterais, na altura das maçanetas das portas e que inclui faróis e lanternas com LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. O interior também tem o mesmo estilo do hatch médio, com destaque para as centrais multimídia de última geração.
Como já falamos em edições anteriores, o Captur vai estar lá, da Renault. Feita sobre a mesma base do Duster O carro chega para brigar com mais força com os líderes do segmento, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Ford EcoSport. Terá o mesmo porte do Duster, com 4,33 metros de comprimento por 1,81 metros de largura.