Hoje todo mundo sabe que não falta é carro para escolher, diante de tanta fartura de marcas e modelos. Tudo isso graças la trás a uma das poucas coisas que o então presidente Collor de Melo falou uma vez: “Nossos carros são umas carroças!” E eram mesmo…Mas voltando a 2016, no quesito carros grandes , as SUVs, categoria que o morador daqui adora, não param de chegar modelos. Mas o repórter Jason Vogel de O Globo me chamou a atenção do C4 PICASSO. Já tinha andado num 2013 e a conclusão é unânime: carro francês é muito lindo por dentro! Esse em especial vem com detalhes que fazem diferença numa decisão de compra, sabiam?
Pra começar o câmbio de seis marchas é tão minimalista que passa batido como alavanca de seta para os mais distraídos. Quando está em P (Park de estacionado) e de uma forma leve, devemos trazer em nossa direção para passar para o neutro e depois manual, que para alegria do ‘papaizão” que vai levar a família, transforma sua linda Minivan num carro sport, passando as marchas manualmente com as palhetas que ficam no volante na parte de trás, as famosas borboletas de fórmula 1, gostou? E o motor, responde? Sim!!! E nada de aspirado pesadão 2.0. Embaixo do capô tem um motor 1.6 turbo THP para acelerar forte e puxar seus 165 cavalos do força, justo não?
E longe de ser grandão, como nas SUVs. Até diminuiu, ficando 5 cm menor que o modelo anterior que foi fabricado até 2013. Com a alavanca de câmbio no volante, ganha-se espaço interno no meio e dá para passar de um lado para o outro sem grandes manobras atléticas. Pra quem gosta de ser visto e de um solzão na lata, o enorme para-brisa, marca dos franceses, está lá, imponente mas carona e motorista podem reduzir isso, puxando a forração para frente. E o teto? É de vidro com forração interna. No interior, o capricho é como nos cabarés franceses, muito bem acabado e beirando o luxo. As mesinhas nos bancos dianteiros que servem aos passageiros traseiros, coisa rara nas SUVs por aqui, agora vem com luz de LED. O porta -malas abre pela chave, não é nenhuma novidade , mas ajuda muito para quem vem com mãos ocupadas e cheias de bolsas e compras.
E as portas , todas abrem com sensor de presença, como nos Land Rovers e coreanos. Para fechar um leve toque e o motor elétrico é acionado, isso é bem comum nos carros americanos, coreanos e Volvos de luxo.
O painel é lindo e dividido em duas grandes telas e cheia de marcadores e luzes que marcam até a alma! Tudo digital. Custa na tabela R$ 110.900, na média da concorrência, mas para poucos sortudos. No tanque, cabem 57 litros e tem autonomia justa: 10 km por litro na cidade e sobe para 13, 4 quilômetros por litro de combustível na estrada segundo os testes feitos pelo O Globo no seu caderno de automóveis no mês passado. Os freios são de discos ventilados na frente e sólidos na parte traseira, com 537 litros de porta -malas. Justo também.
Fabricado na Espanha, esse francês com jeitão americano de existir e rodar tem tudo para cair no gosto de motoristas que querem beleza e sofisticação. A fábrica estima cerca de 800 modelos vendidos por ano, portanto, não esperam muito, e você pretende conhecer? Quase chegando no terminal Alvorada tem uma e na descida do viaduto Orlando Raso, quase no Pontões tem outra. Deem uma volta e me contem o que acharam. Olha o endereço :Av. das Américas, 12161 – Avenue – 2499-9000.