As frutas vermelhas hoje em dia estão muito comuns aos hábitos alimentares dos brasileiros. Além de conter licopeno, fornece ainda os flavonóides que funcionam no nosso corpo como antioxidantes e promovem benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.
São ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
Conheça um pouco de cada uma delas e seus benefícios nutricionais:
1. Amora – rica em vitaminas (A, B e C) e minerais (fósforo, potássio e cálcio). Ajuda combater doenças do coração e osteoporose, aumenta a taxa de colesterol bom do sangue, regulando os níveis de antioxidantes do organismo. Além disso, ajuda a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), também auxilia a melhorar a memória e é diurética e laxativa.
2. Ameixa – É rica em vitamina, riboflavina e potássio. Indicada para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Possui somente 36 calorias e é uma boa fonte de fibras importantes para a dieta, como a celulose e a pectina. As ameixas enlatadas contêm boas quantidades de riboflavina e de potássio, porém quantidades significativamente menores de vitamina C. As enlatadas em calda têm valores calóricos mais altos do que as frutas frescas, uma ameixa enlatada em calda, por exemplo, fornece 60 calorias. Existem também as ameixas secas, fonte mais concentrada de calorias e nutrientes. As frutas secas só não tem a água quando comparadas com as frutas “in natura”.
3. Cereja – Contém grande quantidade de sais minerais, vitaminas e faz um delicioso suco. As cerejas mais escuras contêm mais ferro, magnésio e potássio; todas são excelentes fontes de silício e provitamina A. São muito úteis como diuréticos e para o bom funcionamento das articulações. Possuem uma quantidade razoável de potássio e nenhum vestígio de sódio.
4. Framboesa – Como as folhas contêm tanino, tais como as das amoreiras, um efeito antidiarreico e anti-inflamatório.
Além disso, como a framboesa apresenta um conteúdo abundante de vitaminas, preparada em suco, compota, doce e geleia, é um meio conveniente para evitar ou equilibrar os casos de insuficiência de vitaminas, durante as estações do inverno e da primavera também.
5. Morango – As folhas conservam substâncias tânicas e óleo essencial com citral. É uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, que evita: hemorragias, fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, além de ajudar a cicatrizar ferimentos. Possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro.
Possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro. A Niacina tem como função evitar problemas de pele, aparelho digestório, sistema nervoso e reumatismo.
Para potencializar ainda mais o efeito imunológico das frutas vermelhas, vale a pena adicionar sementes de chia (Salvia hispanica) é um alimento, de origem mexicana, que por muitos anos foi utilizada como alimento básico nas Américas (Sudoeste e América Central) por índios, soldados astecas e por nativos. Para dar força e resistência física aos trabalhadores braçais, composta por ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, magnésio, potássio.
É uma semente que possui composição nutricional diferenciada entre as demais sementes. Possui propriedades benéficas à saúde por ser rica em antioxidantes (ácido caféico e clorogênico) que auxiliam na redução dos radicais livres prevenindo o envelhecimento celular, tem ação laxativa e emoliente, melhorando assim o funcionamento intestinal, promove saciedade, é expectorante diaforético (promove transpiração), entre outras. É considerada um alimento funcional e nutricional, além de estimular a perda de peso, pois é rica em ácidos graxos com propriedades que ajudam a controlar a fome.