Alimentos bons para o cérebro X Volta às aulas

Coluna do Bem - janeiro de 2015

Cuidamos da circulação não comendo alimentos gordurosos e fazendo atividade física, cuidamos da pressão arterial comendo com moderação alimentos salgados em demasia e/ou com muito conservante, como é o caso dos enlatados. Cuidamos para não ficarmos diabéticos evitando grandes concentrações de açúcar.
Agora, será que podemos ingerir algum alimento que melhore o funcionamento do cérebro? Com certeza.
Em fevereiro, o ano letivo está começando e nada mais propício que abordamos esse tema, uma ótima oportunidade de qualificar a alimentação dos estudantes para preparar para a carga de novas informações que se somam ao conhecimento, aumentando assim a facilidade de aprendizado e armazenamento.
Alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos essenciais (gorduras boas) são importantes para manter o bom funcionamento do cérebro. Cinco alimentos que não devem faltar à mesa de quem quer ativar a memória:
Nozes
Parecem até que foram esculpidas no formato do cérebro, para caracterizar relação com o órgão. As nozes contêm alto teor de antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres no DNA das células cerebrais.

CENOURA
A cenoura é reconhecidamente um alimento bom para pele e olhos. Porém, recentes estudos mostram que o legume também é ótimo para o cérebro, devido às altas concentrações de luteolina. Esse nutriente possui propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antialérgicas

que contribuem para a redução de déficits de memória e inflamação do cérebro. Além de ser encontrado na cenoura, o luteolina também está presente em grande quantidade no azeite de oliva, pimenta e salsa.
Frutas Vermelhas
Outra ótima opção para quem quer aprimorar a memória é adicionar frutas vermelhas na dieta alimentar. Ricas também em antioxidantes regeneram as células nervosas.
Peixes de águas frias
Ricos em ácidos graxos, como o Ômega 3, o peixe pode ajudar a desacelerar o declínio da cognição, comportamento típico no envelhecimento. E também por serem ricos em vitaminas B12, os peixes podem também proteger contra o mal de Alzheimer.
Espinafre
Os vegetais de folhas verdes escuras são fontes eficientes de vitaminas C. Por esse motivo, esses alimentos também ajudam no desenvolvimento. das habilidades cognitivas. Ajudam nos déficits de memórias.


Publicidade