Coluna do Bem – Dezembro de 2011

Coluna do Bem - dezembro de 2011

Segue uma dica importante para aumentar a qualidade de vida. O nosso organismo produz alguns elementos tóxicos derivados do oxigênio, chamados “radicais livres”. Eles fazem com que as células oxidem e têm a capacidade de prejudicar o corpo. A exemplo do que acontece com uma maçã, quando é cortada e exposta ao ar.

A ação dos radicais livres relaciona-se a processos biológicos como: artrite, disfunção cerebral, aterosclerose, cardiopatias, diabetes, enfisema, catarata, envelhecimento, esclerose múltipla, câncer, inflamações crônicas, doenças do sistema imune.Os radicais livres se formam por influência de fatores como: poluição, tabagismo, consumo excessivo de gorduras, álcool, açúcar, processos inflamatórios ou infecciosos, traumatismos e estresse.

Para proteger o corpo dos efeitos da oxidação, existem os antioxidantes, moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Ao fazer isso, ajudamos a prevenir o aparecimento de doenças. Está comprovado que o alto consumo de frutas e verduras protege contra os efeitos nocivos da oxidação, tanto pelas grandes quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes presentes nelas, quanto pelo alto conteúdo de fibras.

Onde são achados os antioxidantes? Os estudos demonstram que para se ter uma boa saúde é preciso comer, no mínimo, cinco porções de frutas e vegetais todos os dias como parte de uma dieta equilibrada. Abaixo está uma lista de onde achar os antioxidantes específicos. Se você tem interesse em tomar suplementos antioxidantes, converse com o seu médico sobre o que é melhor para você.

A Vitamina E é achada em óleos vegetais, nozes, amendoim, amêndoas, sementes, azeitonas, abacate, germe de trigo , fígado e folhas verdes. Para boas fontes de vitamina C, procure por frutas cítricas como laranja, brócolis, folhas verdes, tomates, pimentas, pimentões, batatas, melão e morangos. Fontes comuns de betacaroteno incluem: o melão, manga, mamão papaia, abóbora, pimentão, pimenta, espinafre, repolho, abobrinha, batata doce e damasco.

Você pode achar o selênio nos frutos do mar, carne de boi, carne de porco, frango, castanha
do Pará, arroz integral e pão integral.
O zinco é encontrado nos cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite.
E degustando amora, morango, blue berry, cram berry, uva e chá verde garantimos a ingestão das catequinas.

Até mês que vem ! !


Publicidade