Coluna do Bem – Junho de 2013

Coluna do Bem - maio de 2013
Quem não liga para a qualidade da alimentação, tem história de doença cardiovascular na família, é sedentário, não controla o colesterol, deve saber que faz parte do grupo de risco de ter um “piripaque” qualquer dia desses. Se for o seu caso, saiba que incluir as oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia, pistache, amêndoas) no seu dia a dia, exerce um fator protetor contra doenças cardiovasculares. Elas ajudam a controlar o colesterol, pois são ricas em ômegas 3, 6 e 9 e pobres em gorduras saturadas. Além disso, são ótimas fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, que ajudam a combater as doenças degenerativas como Alzheimer além de flavonoides e fitoesteróis que protegem contra o câncer.
  Como e que quantidade comer? O ideal é fazer um mix de oleaginosas com todas elas e acrescentar damasco seco ou uvas-passa, para quem gosta da mistura de sal com doce. Guardar em um vidro na geladeira, pois protegidas do calor, sofrem menor risco de oxidar e consumir em um lanche entre as refeições, a quantidade equivalente a uma xícara de café do mix. É uma ótima opção para levar para o trabalho, ou mesmo comer no trânsito!
OBS: Você pode consumir também, misturadas a outros alimentos, como: Arroz com lascas de amêndoas (acompanha bem um peixe), panquecas com recheio de ricota com nozes, salada de frutas com macadâmia ou castanhas de caju e do Pará trituradas, só não vale colocar por cima de uma taça de sorvete de chocolate, rico em gordura hidrogenada. Um estudo divulgado recentemente mostrou uma forte relação entre uma vida mais longa e o consumo de fibras. Foram analisadas 400 mil pessoas entre 50 e 71 anos. O grupo que tinha o hábito de ingerir alimentos ricos em fibras diariamente apresentou 22% menos chances de morrer depois de nove anos. A quantidade de fibras consumida por aqueles que viveram mais era de cerca de 29g para os homens e 26g para as mulheres por dia.
De acordo com o estudo, as fibras diminuem o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias ou infecciosas. As fibras também foram relacionadas a menos chances de desenvolver câncer para os homens: esses alimentos possuem vitaminas, minerais e elementos químicos benéficos, além de possuírem propriedades antinflamatórias.  Mas não são apenas as fibras que trazem tantos benefícios. Pesquisas têm comprovado ao longo dos anos a relação entre alimentos presentes em nossas dietas e uma vida mais longa. Um exemplo é o tomate. Famoso pelos seus benefícios na prevenção do câncer, ele também passou para a lista dos prolongadores de vidas após um estudo realizado pela Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos.
O tomate possui ácido ferúlico, que protege os neurônios da degeneração, sendo importante na prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson. O alho também está entre os mocinhos dessa história. Além de fortalecer o sistema imunológico, ele diminui os níveis de açúcar no sangue e tem efeito antioxidante. A castanha-do-pará também é uma alternativa deliciosa para quem almeja viver mais. Fonte de vitamina E e selênio, ela desacelera o envelhecimento, diminui os radicais livres e os riscos de doenças do coração, além de aumentar a imunidade, equilibrar os hormônios da tireoide e atuar no combate ao câncer.
Famosos por equilibrar a flora intestinal e ajudar na absorção de nutrientes, os iogurtes naturais também melhoram a imunidade, previnem infecções, controlam o colesterol e diminuem as chances de desenvolvimento do câncer.
Entre os outros alimentos repletos de benefícios para uma vida mais longa está a linhaça, que também alivia os sintomas da TPM, a maçã, a canela, que diminui a compulsão por doces, e as frutas vermelhas, que evitam o envelhecimento precoce das células. É só escolher os alimentos que você mais gosta e montar sua dieta para uma vida mais longa! Alias consumir gordura de origem vegetal (oleaginosas, azeite, abacate e etc.) é uma excelente forma de ajudar a baixar os índices de colesterol ruim (gordura de origem animal – embutidos, carnes gordas, queijos amarelos, frituras em geral e etc.)coração, além de aumentar a imunidade, equilibrar os hormônios da tireoide e atuar no combate ao Famosos por equilibrar a flora intestinal e ajudar na absorção de nutrientes, os  iogurtes naturais também melhoram a imunidade, previnem infecções, controlam o colesterol e diminuem as chances de desenvolvimento do câncer. Entre os outros alimentos repletos de benefícios para uma vida mais longa está a linhaça, que também  alivia os sintomas da TPM, a maçã, a canela, que diminui a compulsão por doces, e as frutas vermelhas,  que evitam o envelhecimento precoce das células. É só escolher os alimentos que você mais gosta e montar sua dieta para uma vida mais longa!

Publicidade