O tomate é um fruto. Da sua família também fazem parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso:
Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;
Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um “minitomate”, com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.
Além de diferirem em seu formato, os tomates também podem ter variações em sua coloração. Apesar de ser bem mais comum encontra-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja. Os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados no Brasil.
Valor nutricional
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno que é um carotenoide de pigmento vermelho. A goiaba, a melancia, a toranja, o morango também são fontes de licopeno. O Tomate tem em média de 3,31 miligramas de licopeno em 100 gramas, além de vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. O tomate fresco é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, 18 calorias em 100 gramas, somente, completamente diferente do tomate seco (que de seco não tem nada). Vale a pena acompanhar os valores:
Nutrientes encontrados em 100g do alimento
Tomate fresco Tomate seco
Calorias 18 231
Vitamina A 833 mg 286 mg
Licopeno 3,31 mg 5,51 mg
Sódio 5 mg 266 mg
Gordura 0,2 g 14 g
Potássio 237 mg 565 mg
Sódio 5 mg 266 mg
Gordura 0,2 g 14 g
Potássio 237 mg 565 mg
Agora, cá entre nós, todos esses atributos não foram suficientes para projetar o tomate na mídia como nos últimos tempos. Tinha gente economizando no tomate para comprar bolsa de grife. Brincadeiras à parte, ingerindo alimentos com a mesma coloração, você consegue manter satisfatoriamente os níveis de nutrientes necessários para garantir uma boa qualidade de vida.