Olá leitores!
Temos o tempo da primavera para preparar o nosso organismo para o verão.
Que tal começarmos com uma purificação do corpo aumentando a ingesta hídrica para liberar as toxinas. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, sempre nos intervalos das refeições. A água é uma prioridade para o organismo, mais do que qualquer outro nutriente. Isso porque somos feitos em grande parte de água e porque é no meio líquido que se dão todas as sínteses.
Seguem alguns motivos para você não deixar de consumir água.
O consumo regular de água favorece a função intestinal, inchando as fibras dietéticas no intestino para facilitar a evacuação. O termo “enfezado” vem justamente da retenção das fezes, que gera um desconforto e um mau humor absurdo.
A água dilui os resíduos metabólicos e as toxinas para que sejam eliminados pelos rins.
Fornece a umidade necessária aos pulmões.
Consumindo a quantidade de água necessária a pele fica hidratada, sem a necessidade de hidratantes artificiais.
Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas que estão fazendo uma dieta de restrição calórica. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Vale à pena descrever que a fome e a sede são deflagradas pelo mesmo tipo de hormônio (grelina, descoberto recentemente em 1999).
A falta de água é o fator nº1 da causa de fadiga durante o dia.
Refresca o corpo quando fazemos atividade física, mantendo a temperatura corporal.
Estudos preliminares indicam que consumindo de 8 a 10 copos de água por dia poderíamos aliviar significativamente as dores na coluna e nas articulações em 80% das pessoas que sofrem desses males.
Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.
Beber 5 copos de água por dia, diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.
Você está bebendo a quantidade de água que deveria todos os dias?