Degustando a Vida

Um bom argentino para os pais…..

Degustando a Vida - agosto de 2014

Agosto é o nosso mês(até que enfim!), quando comemoramos o dia do sofrido pai, que paga as contas, que cuida da casa também, que faz dupla jornada(assim como as mães e vamos deixar de ser machistas) e nos viramos nos 30 para seguir vivendo a vida , apesar do alto custo de vida.  E nesse mês, nada mais aglutinador que um bom vinho para reunir a família em casa ou no seu restaurante preferido.  “Vinho tinto é, de longe, o mais indicado para carnes”, explica o sommelier Tiago Locatelli. Já Khátia Martins concorda e explica que esse tipo de prato geralmente é mais gorduroso e pede um vinho estruturado. Khátia indica as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon e completa afirmando que, quanto mais gordurosa a carne, mais ácido e tânico deve ser o vinho para que haja boa harmonização.

Quem aprecia carnes diferentes das tradicionais, também tem boas opções de vinho. Locatelli afirma que os tintos envelhecidos, como o Merlot, vão bem.
“O peixe é uma carne magra e exige harmonização delicada, por isso o sommelier Rodrigo Sobral sugere o vinho branco para “não errar”. Já para acompanhar um bacalhau, Sobral indica um vinho verde. O salmão vai bem com vinho rosé”, completa.

Quando o peixe é acompanhado de molho, Locatelli sugere vinho Chardonnay envelhecido em barril de carvalho. O Sauvignon Blanc, com boa acidez e frescor, combina com molho a base de frutas.
Algumas substâncias do vinho tinto tendem a brigar com a carne de peixe e essa combinação pode deixar o paladar amargo. Caso seja impossível servir um vinho branco, os especialistas sugerem um vinho tinto de leve a médio corpo, como o Pinot Noir, para não estragar o almoço.Na adega da Mondovinoweb.com.br do amigo Rogério tem ótimas opções a preços justos e competitivos, como o Alta Vista Malbec. Proveniente de Mendoza, 50% do vinho passa 12 meses por carvalho francês e americano. É um Malbec correto e bem trabalhado, o que agrega muito no seu custo-benefício, o quê não é um desmerecimento. Não tem muita complexidade, mas não tem exageros de madeira ou super-extração de fruta. Tem um “Q” francês, colocando a elegância em primeiro plano. Visual rubi escuro, sem traços de evolução. Aromas clássicos de frutas vermelhas maduras, e talvez uma pimenta no fundo(me corrijam se estiver errado hein?). Senti um bom volume, acidez correta, taninos bem trabalhados e boa persistência. É fácil de agradar. A loja é na rua de saída do Zona Sul em direção ao Buteco Tradicional no térreo de um prédio recuado,  quase em frente a Fura Bolo. Vocês vão gostar.

Já no Empório Santa Therezinha, a sugestão fica pelo Swinto que é um  tinto da familia Belasco de Baquedano é proveniente de vinhedo de 100 anos de idade, onde são plantados exclusivamente a Malbec com rendimentos pequenos, muito melhor para os vinhos. Foi envelhecido 18 meses em carvalho francês novo e engarrafado sem filtragem. De bela cor, aromas convidativos de minerais, alcaçuz, violetas, cerejas pretas e framboesas pretas.Swinto Alta Vista Premium 2


Publicidade