O gol de barriga do Renato Gaúcho completou 20 anos mês passado com direito a festa, camisa comemorativa e muito saudosismo. Foi apenas um campeonato carioca, mas em cima do Flamengo, após 9 anos sem ganhar títulos e amargando rebaixamento, a data foi elevada ao cubo no coração tricolor. E foi mais ou menos nessa paixão que um torcedor do Fluminense decidiu criar uma trinca de cervejas em homenagem ao clube querido: ROCK FLU .
Batizada por causa do programa que mantem na internet de 15 em 15 dias pelo site www.rockflu.com.br que Sergio Duarte, do Novo Leblon, iniciou o projeto. A primeira receita veio das mãos do renomado Botto, parceiro do grupo, mestre cervejeiro, e que gentilmente cedeu a receita para que fizessem a segunda, com Maurício Fernandes Crocodilo e fizeram uma IPA, Red Ale, Saison com toque de laranja e uma Dark Ale. Já na terceira experiência, o grupo acredita que chegou no ponto e decidiu produzir na cervejaria de Friburgo, a Rock Valley. Lá , eles decidiram aumentar a produção com dois barris de 30 litros que saiu tudinho Beer Taste. Saiu uma IPA, Kolch e uma Pumpkin Ale, vocês sabem o que quer dizer? De abóbora.. , isso mesmo! E foi a que mais gostei!
No mundo cervejeiro quem pensa que outubro é apenas o mês da Oktoberfest está muito enganado. Nos EUA, outubro é época da colheita de abóboras e também do Halloween. A ligação com os dois eventos é bem nítida e converge na abóbora, por conta da lenda de Jack O’Lantern. Aquela abóbora que é posta uma vela para ser usada como lanterna e possui rostos esculpidos. E a cerveja com abóbora? Quando os imigrantes ingleses e irlandeses começaram a fabricar cerveja em solo americano encontraram dificuldades de transporte dos insumos da Grã-Bretanha para a colônia e com a própria escassez de produtos locais. Porém, um deles era abundante, a abóbora. Assim, com o que tinham em