Amigos leitores este mês iremos falar um pouco sobre “Vinhos e Queijos recomendados para o inverno” que, diga-se de passagem, vem sendo bastante severo em algumas regiões do Brasil. As baixas temperaturas climáticas favorecem os tintos e também os brancos encorpados, pois eles possuem mais estrutura, corpo e são servidos frescos ao invés de gelados. Além disso, eles normalmente acompanham os pratos mais gordos e pesados que se consomem nestas épocas, como o clássico fondue. Sem contar que o vinho cria um ambiente perfeito em frente a uma lareira ou do lado de uma excelente companhia.
Os vinhos tintos mais encorpados terão maior concentração de taninos que combatem a gordura, sendo uma ótima e indispensável pedida para evitar os maus efeitos desta. Outra boa vantagem é o fato de ser um excelente vasodilatador, fazendo com que o sangue circule mais rápido ajudando a aquecer as extremidades, como nariz, pés e mãos, que normalmente ficam mais frias que o resto do corpo. Uma dica para acompanhar, queijos deliciosos para esse inverno.
Queijos em geral são outro apelo do inverno, portanto, vale ter em mãos algumas dicas de boas parcerias:
Gorgonzola: massa úmida de cor amarelada, matizes decorrentes pelo desenvolvimento do mofo, com teor acentuado de gordura e sabor picante predominante. A harmonização exigente deste fortíssimo queijo merece avaliação paciente e atenciosa, aprovando combinações com os Tannat, Asti e Sauternne.
Brie: receita francesa de massa mole, textura uniforme e cremosa. Não é prensado nem cozido. Possui odor de mofo com nuances adocicadas e defumadas. Sabor rico, concentrado e bastante pronunciado, que casa bem com Pinot Noir e Merlot.
Gouda: holandês semiduro, cozido e prensado, tem uma casca amarela fina e uma camada de cera de parafina. Os mais jovens têm uma massa firme de tom amarelo pálido, com buracos irregulares. Quando maturado, a casca engrossa e a massa fica escura e dura, especialmente nas bordas. Os maturados costumam ter cheiros apimentados e final doce. Combine com um Shiraz encorpado.
Parmesão: origem italiana, é duro e de consistência granulosa. Daí o nome de ‘Grana’, maneira como é chamado quando produzido na Lombardia sob o nome de ‘Grana Padano’. Tem grande potencial de aroma e paladar se for envelhecido por tempo suficiente nas condições ideais. Para harmonizá-lo, vinhos como Lambrusco, Chianti Classico Reserva ou Rioja Reserva.
Queijos frescos: extremamente leves e pouco maturados. Combinam com vinhos médios secos, brancos, rosés ou tintos. Com essas dicas, seu inverno irá ficar muito melhor!
Sabendo que o vinho é uma bebida cheia de mistérios e para aprecia-la de maneira mais correta use sua imaginação com as dicas acima e aproveite! Nunca sozinho, mas sempre muito bem acompanhado…