Quem disse que calor não combina com vinho? Quem disse que a estação mais quente do ano só combina com a famosa loura gelada? Alguns tipos de vinhos casam perfeitamente com o calor. Daqui a pouco estamos entrando na fase mais quente de nossa cidade e porque não continuarmos bebendo vinho!!! Segundo enólogos e sommeliers, os espumantes, vinhos brancos e rosados são mais leves, refrescantes, podem ser servidos em temperaturas mais baixas e são a cara do Verão, mas alguns tintos podem também ser degustados nesta época. “Os espumantes e proseccos devem ser leves, com grau de acidez elevado e de preferência frutado”. Os rosés também combinam perfeitamente com o período. Ele mistura propriedades do tinto, com a acidez e o frescor do vinho branco. E quem pensa que os vinhos tintos só combinam com o Inverno está totalmente enganado como disse acima. “Os tintos menos encorpados também são uma boa pedida para a estação”.
Em fevereiro de 2011 falei um pouco sobre isto “você está refestelado na areia, tomando sol, bate aquela sede. O que você faz? Berra atrás do primeiro vendedor de cerveja ou se estica até o isopor para pegar um vinhozinho? Se a segunda opção lhe parece estranha, experimente levar para sua temporada praiana algumas garrafas de espumante”. Sol a pino, petiscos na mesa e muita cerveja tornaram-se tradição brasileira. Na minha opinião a bebida ideal na cena citada acima é o vinho. “Quando estou na praia, não dispenso o vinho”. Sim, vinho combina com calor, mas alguns cuidados devem ser observados na escolha do estilo ideal para esta época do ano. As minhas grandes estrelas do Verão são os vinhos mais tranqüilos (sem as borbulhas), são os brancos. “Eles têm ótima acidez, corpo leve e baixo teor alcoólico. Podem ser da variedade Chardonnay, mais encorpados, ou Sauvignon Blanc e Viognier minha preferida, dão vinhos mais aromáticos e leves, com ótima acidez e vai bem em dias quentes com frutos do mar, entradinhas, perfeito… Os rosados também e agradam e podem ser escolhidos sem erro, principalmente para quem não curte os brancos e prefere os tintos, já que, entre eles, há raras opções. “Os tintos de verão devem ter alta acidez, corpo leve e pouco tanino”, que eu indico os valpolicella mais simples, vinhos da uva Pinot Noir sem madeira ou até alguns Merlot que são vinhos prontos e fáceis de se beber.
E uma coisa interessante um dos nossos pratos mais consumidos do Rio a famosa “Feijoada” e tem alguns que dizem que não combina com vinho. Estão errados. Feijoada combina muito bem com vinho tinto, um Barbera italiano, Tannat uruguaio, espumantes e alguns espanhois vão muito bem com feijoada.”
Por isso deixo minha dica:
No calor do Rio de Janeiro só se beberá cerveja?
Não!!! Eis então nossa missão. Demonstrar de que o vinho é como roupa, existe sempre a que se encaixa melhor para cada momento e ocasião escolhida, basta selecionar aquela com as características corretas.
Entao deixar de tomar vinho neste verão deixará de ser um disparate ou uma loucura, bastando para isso seguir algumas regras simples, como falei acima que podemos degustar vinhos nesta época quente e solarenga! Como na dita roupa é tudo uma questão de equilíbrio, de gosto e da circunstância proposta…
OBS. Em breve estarei com site exclusivo para o Recreio aonde você poderá escolher seus vinhos que entregaremos em sua casa, mas as matérias, dicas, degustações e cursos que iremos proporcionar a você.
Ótimo mês e ótimos vinhos,
Abraços Alex Passos.
Um grande abraço Alex Passos. Escreva para mim pelo jornaldorecreio@gmail.com