Mês passado Portugal ficou em festa . Isso porque seu ‘filho’ mais degustado no mundo fazia mais um aniversário, o Vinho do Porto. Esse vinho fortificado ou digamos mais forte do que normal, é afinal, cheio de ‘aguardente de vinho’, álcool mesmo. Por causa do embargo aos vinhos franceses pelo ingleses, Portugal passou a fornecer seus vinhos a corte britânica. Mas quem disse que tinham vinhos suficientes? No século XV, comerciantes ingleses perceberam que os vinhos leves e muitas vezes instáveis produzidos no clima temperado e úmido do litoral do Minho não eram do agrado do consumidor inglês. Começaram a virar as suas atenções mais para o interior, procurando os vinhos mais robustos e encorpados das encostas íngremes e rochosas do Alto Douro.
A fim de desenvolver o seu negócio de vinhos do Douro, os mercadores de Viana do Castelo tinham, portanto de se estabelecerem no Porto e no final da primeira década do século XVIII a maioria deles já o tinha feito. Um dos pioneiros do comércio de vinhos do Douro foi Peter Bearsley, filho do fundador da Taylor’s, que se diz ter sido o primeiro comerciante inglês de vinho a fazer a perigosa e desconfortável viagem para além do Marão, em busca do melhor vinho.
Às vezes, para o proteger durante a longa viagem por mar, o vinho era “fortificado” com a adição antes do embarque de uma pequena quantidade de aguardente vínica, a qual aumentava a sua força alcoólica e o impedia de se estragar. No entanto, a técnica da adição de uma pequena porção de aguardente para manter o vinho em bom estado durante o transporte não deve ser confundida com o processo de adição de aguardente vínica ao vinho durante a fermentação que é, atualmente, um aspecto essencial da produção do vinho do Porto.
Em 1757, o estadista português Marquês de Pombal delimitou as principais áreas produtoras de vinho do Vale do Douro. Por essa razão, o Vinho do Porto vem somente de um lugar no mundo: a Região Demarcada do Douro, de 112 quilômetros de extensão
Como já sabem no Empório Santa Therezinha tem vinho do Porto. Passa lá e procura o Julio que vai te ajudar. No mínimo, você ganha um amigo e um bom papo!
Tim tim! Emails parajornaldorecreio@gmail.com
sob assunto.
DEGUSTANDO A VIDA