Degustando a Vida

Temporada de rosés

Degustando a Vida - outubro de 2014

Por incrível que pareça  aqui no Brasil as pessoas associam o vinho tinto ao inverno. Mas isso vem diminuindo   graças às mudanças de hábito e , principalmente, a informação. Na  primavera, as temperaturas costumam subir, apesar de oscilar alguns dias de frio por causa da transição. Se bem que o clima anda muito doido , não? Esse certo frescor e alegria das flores  nos remete a uma gama de vinhos que vão ao encontro desse clima: espumantes, brancos, rosès e alguns tintos mais leves.  Concordo com vários sommeliers do mercado que quando uma pessoa diz que não gosta de branco ou rosé é por que não sabem o que  estão falando e  que cada vinho tem seu momento.
Especificamente o rosé, que tem sua cor exuberante e seu frescor, não podem faltar à mesa, exatamente como na Provence, no Sul da França, o berço dessa bebida, onde esse vinho harmoniza perfeitamente com o clima ensolarado e a culinária regional, mais leve e alegre. E ele carrega uma grande vantagem: vai bem tanto com legumes, saladas, peixes e frutos do mar, como com carnes mais leves, grelhados e massas.  Uma boa saída para mesas em que uns preferem peixes e outros, carnes.
E pensando na região da França me lembrei do tempo que minha filha era bem pequena. Assistindo ao simpático filme da Disney, “Ratatouille”, lembrei desse simpático prato que cabe bem com o rosé. Pois é,  ratatoiuille também é um prato e não simplesmente um camundongo cozinheiro.

Anote aí.

Ingredientes:
1 berinjela média
1 abobrinha italiana média
1 pimentão amarelo
2 tomates italianos maduros
Azeite de oliva
Tomilho à gosto
½ cebola roxa média
2 dentes de alho
100ml de passata ou polpa de tomate
sal
Pimenta preta

Modo de preparo:
Cortar em rodelas finas a berinjela, abobrinha italiana, pimentão e tomates. Cobrir o fundo de uma forma pequena com a passata de tomate, distribuindo o alho picado e a cebola rôxa picada. Temperar com sal e pimenta preta. Dispor os vegetais na travessa alternadamente. Temperar por cima também. Cobrir com papel manteiga e levar ao forno em potência média por cerca de 30 a 40 minutos.
Achei esse vídeo que mostra como se faz. Que tal experimentar em casa?
Em geral você  já sabe o que esperar de um tinto ou branco, e quando degusta um rosé sempre se surpreende, seja pelos aromas e sabores, seja pela apresentação de sua cor e garrafa.  Mas existe a possibilidade de se cair para um bom branco. Imagine uma  sobremesa com o italiano moscato D’Asti, um vinho adocicado e com uma leve efervescência, que harmoniza com sobremesas de frutas frescas. “Minha dica é tomá-lo bem geladinho acompanhado de morangos frescos e maduros.
Por aqui na região, você pode encontrar várias ofertas no Empório Santa Therezinha, no supermercados Zona Sul, no Del Toro que abriu recentemente no final da rua do Zico, na loja Prime do ator André Marques  e na MONDO Vinno que fica na rua atrás do Zona Sul.

Tim tim!
jornaldorecreio@gmail.com

Vinhos Rosados


Publicidade