Auto News

A briga vai ser boa

Auto News - Matérias - junho de 2019

No mundo do motociclismo existe uma ‘rixa’ velada entre as custons e as bigtrails, quem é ‘coxinha’ e que é da estrada. Agora a ‘briga’ vai ficar boa porque a BMW promete botar pimenta nessa panela.

A marca apresentou na Itália uma terceira versão conceitual de um novo modelo para o segmento. A R 18 é inspirada na R5, de 1936 que enfrentou durante montanhas na Segunda Grande Guerra.
Segundo o repórter de O Globo e especializado em duas rodas , Roberto Dutra, o projeto está sob responsabilidade do próprio departamento de design da BMW. O protótipo foi exibido em Maio no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, competição de beleza automotiva realizado desde 1929 às margens do Lago de Como, na Itália (ateliês e fabricantes aproveitam o evento para mostrar suas criações).

Ele conta que é uma uma moto em avançado estágio de evolução e sua chegada às concessionárias está prevista para o ano que vem.

A máquina tem um inédito motor boxer de 1.800cm³ que está sendo projetado pela marca alemã.

Segundo o repórter, a R 18 é baixa e comprida, com estilo inspirado nas BMW do passado ,tem charmes como o assento solo tipo selim, o suporte lateral para placa e a caixa de bateria posicionada atrás do motor, sob o banco e colada à roda traseira. O entre-eixos é bem comprido e as rodas raiadas de 21″ na frente e 18″ atrás valorizam o conjunto. A traseira tem jeitão de “rabo duro”(apelido característico das Shovels e das motos sem amortecedor traseiro), mas há um grande amortecedor central escondido sob o banco.

A intenção é ser básico do básico.
O motor gigante vai ali exposto bem no meio do quadro, assim como os demais componentes mecânicos. Tem dois cilindros contrapostos, com refrigeração por ar e óleo. Em vez de tecnologia, simplicidade. Tirando as luzes e o motor de arranque, não há qualquer eletrônica. Na moto-conceito, há dois carburadores mas a versão final, é claro, terá injeção. Não precisa ser tão saudosista

Para Dutra, a moto não traz vários componentes necessários à rodagem (espelhos, piscas) e suas especificações técnicas não foram reveladas. Mas reforça as intenções da marca de criar uma moto com jeitão clássico, inspirado em seus próprios modelos antigos, econômica em tecnologia e rica em estilo. Vamos aguardar, e vocês curtiram?


Publicidade