A escola do Messi esteve no Clube Adolpho Bloch

Matérias - fevereiro de 2012

PELA PRIMEIRA VEZ NO PAÍS BARCELONA TROUXE PARA  RECREIO MÉTODO DE SUCESSO DO CLUBE CATALÃO

Foi-se o tempo em que meninos como este aí da foto ao lado sonhariam em ser Pelés, Zicos, Romários ou até Ronaldos. Eles querem é ser como o argentino mais famoso do momento, o craque Messi, do Barcelona. E o  clube catalão sabe bem disso e aposta cada vez mais em difundir a mentalidade e filosofia futebolística catalã pelo mundo. E o país da bola não pode ficar fora desse universo. E não ficou. Pela primeira vez no país, e o Recreio  foi o escolhido, o Clube Barcelona ministrou uma clínica de uma semana nas dependências do Clube Adolpho Bloch, no Pontões da Barra.

Numa parceria com a empresa Klefer,  do ex-presidente rubro-negro, Kleber leite, o Barcelona aterrizou nas dependências do clube israelita com seus professores das categorias de base  e com o auxílio de mais 8 professores brasileiros que foram selecionados pelo  Barcelona numa pré seleção antes do curso.

Na última semana de Janeiro, cerca de 70 meninos , entre moradores da Barra, Recreio e Zona Sul estiveram por aqui treinando e ouvindo  palestras sobre a filosofia do clube espanhol. Isaac Guerreiro, coordenador geral da FCB Escola explicou basicamente o que é o Barça Camps:

__ Em todos os países aonde levamos nossa escola, a idéia principal é levar nossa filosofia sobre o que é o futebol. Não importa vencer e sim, jogar futebol. Fazemos isso há décadas e somente agora que o mundo nos descobriu”, lembra Isaac.
Participaram destes treinamentos quatro categorias, as sub-7, sub-9, sub -11 e sub-13. Meninos como André Gonçalves, de 11 anos, eram só alegria por estarem participando de uma escolinha pela primeira vez. Morador da Lagoa viu a anúncio  num campeonato de Futsal no Fluminense aonde joga também.

__Sou fã do Messi e do Romário. Isso aqui é um sonho”, frisa sem esconder a alegria por estar treinando no clube do jogador argentino.
Já João Barroso Moreira, morador da Barra, de 10 anos,  ficou sabendo  através de amigos de seus pais  do curso e não pensou duas vezes:

__”” Pedi  muito ao meu pai para me trazer aqui”, revela .
E não foi barato. Para treinar no Barça Camps cada pai desembolsou R$ 700 por 5 dias de curso intensivo que inclui alimentação, pausas nas tendas de hidratação, além de uniforme completo do clube e uma bola oficial, além de um vídeo com a participação dos garotos. Aliás, parte destes vídeos  está disponível em nosso site.- E para quem acha que a nossa equipe iria encontrar uma penca de pais babões , engana-se. Encontramos dois que não aguentaram e acompanharam diariamente as ações, como Bianca e Anderson Leal, da Barra:

__Acho que meu filho vai ser é repórter. Ele sabe de tudo sobre o futebol, além de jogar no Flamengo. Ele pediu, e eu, atendi, né?”, brinca o pai todo orgulhoso ao ver o filho correndo com o uniforme azul de treino.

Na verdade  o Barcelona, esteve no ano passado  na Bahia, mas era diferente. Nestes moldes é a primeira vez por aqui. Veja em noso site também fotos de um outros tipos de treinamento específicos que mostram  agilidade e velocidade do atleta. Uma máquina alemã monitora via infra-vermelho a movimentação do atleta entre cones.

O Barcelona não costuma levar jogadores estrangeiros menores de 13 anos, mas abriu uma excessão para o japonês Takefusa Kubo, de 8 anos, que foi convidado para treinar na Espanha após se destacar numa competição na Bélgica. Ele mora com a família toda na Europa agora. O clube catalão planeja fazer outra incursão em nosso país no meio do ano, ou em São Paulo ou na Granja Comari, basta ficar ligado no site da KLEFER ou do Barça Camps. Quem sabe seu filho não joga uma Champions League daqui a dez anos?


Publicidade