Acharam cocaína em 13 tubarões no Recreio

De Olho no Recreio - Matérias - julho de 2024

Incrível. Foram encontrados resíduos de cocaína em 13 animais na costa do Recreio, segundo a revista “Science of The Total Environment” neste mês em parceria com a Universidade Federal de SantaCatarina. Os testes e exames foram recolhidos entre setembro de 2021 e agosto de 2023. MAs como essa substância foi parar no animal?

Tubarao 2

A substância encontrada foi a benzoilecgonina (produto que resta da absorção da cocaína ou do chá de coca pelo organismo). O material foi recolhido em tubarões da espécie nariz-afiado . Além disso, foi detectada em todos os animais examinados, um número cem vezes maior do que resquícios encontrados em outras espécies investigadas em pesquisas anteriores, como mexilhões. A
maior quantidade da cocaína estava nos músculos, e não no fígado do animal. Isso mostra o resultado, segundo os pesquisadores, um alerta sobre a quantidade de droga no mar em contato com a vida marinha.

Os tubarões usados no estudo seriam inicialmente vendidos por pescadores. Eles poderiam ser prejudiciais à saúde humana, mas o
impacto exato ainda tem de ser analisado.

De acordo com os pesquisadores, todas as amostras analisadas deram positivo para a cocaína, e somente em um
dos animais não foi identificada a presença de benzoilecgonina.

A pesquisa aponta que essa droga chega aos animais por causa da falta de tratamento adequado no escoamento do esgoto tratado no oceano. Só para esclarecer, quando uma substância entra no organismo humano, ela pode sofrer alterações para que se torne outra —o metabólito —de mais fácil excreção. Esse é um processo no qual o corpo transforma algo que lhe é estranho, como a cocaína, em outro produto que consiga eliminar facilmente e descartado na urina e causa impacto no sistema cardiovascular.


Publicidade