Ele apareceu como um flash “desculpe-me pelo trocadilho”, mas foi assim que o personagem Aquaman surgiu em “Batman x Superman – O Início da Liga da justiça em 2016. Assim como nos filmes da Marvel o super-herói da DC ganha um filme para chamar de seu. Dirigido pelo malaio James Wan — conhecido principalmente por filmes de terror como “Jogos mortais”, “Gritos mortais” e “Invocação do mal”, “Aquaman” estreia hoje (13/12) aqui na região já sabendo que já sucesso retumbante na China. O bonequinho de O Globo está tirando altos cochilos na sua crítica do filme mas os amantes de HQs não veem a hora de conhecer a fundo o personagem senhor dos mares. No filme, revela a origem de Arthur Curry, que descobre ser herdeiro do reino perdido de Atlântida e sua jornada para salvar não só o mundo submarino, mas todo o planeta.
O havaiano Jason Momoa acumulou no currículo algumas séries de TV (entre elas “S.O.S. Malibu” e “Stargate: Atlantis”) e até um longa (“Conan, o bárbaro”, de 2011), mas foi no papel de Khal Drogo, líder do povo Dothrak, na primeira temporada da série “Game of Thrones”, em 2011, que o ator, hoje com 39 anos, se tornou conhecido pelo grande público.
Aquaman nunca foi o super-herói favorito de muita gente. O deboche com o personagem da DC vem principalmente desde 1973, quando o desenho “Superamigos” passou a ser exibido na TV, e demorou muitas décadas para que a imagem do herdeiro de Atlântida mudasse.
Uma das grandes sacadas da live action é apresentar, de surpresa, uma cena em que o herói usa um cavalo-marinho durante a batalha contra o Mestre dos Oceanos. Mas o animal não tem nada a ver com aquele usado pelo Aquaman nos desenhos. Pelo contrário contrário, ele é forte e repleto de escamas, lembrando mais um dragão das profundezas do oceano do que um cavalo-marinho.. E aí se anima?

