Chegou 2019 e um cenário de esperanças paira no ar tanto na política quanto na economia com a posse dos novos mandatários em diversas esferas. A reboque disso os amantes do mundo automotivo também fica no aguardo das novidades para esse ano.
Os lançamentos de 2019 estarão em praticamente todos os segmentos. Os carros elétricos farão sua estreia no país, com três modelos. Haverá ainda boas novas entre os SUVs e, na segunda metade do ano, no segmento que puxa o mercado, os hatches compactos.
Inciamos esse papo falando do Toyota Yaris X-Way, em fevereiro. Trata-se de uma nova versão do hatch com visual aventureiro e que foi apresentado no Salão do Automóvel, em São Paulo, ano passado. Como diferenciais, tem rodas pintadas de preto, rack de teto e detalhes de plástico aplicados nos para-choques dianteiro e traseiro e para-lamas.
Junto com ele, a marca lançará a Hilux GR-S, edição especial limitada a 420 unidades. Baseada na versão de topo SRX, tem apelo esportivo e suspensão mais dura, graças à adoção de molas mais firmes na frente e a troca dos amortecedores de tubo duplo por tubo simples.
As cores , digamos, com gosto duvidoso, mas como são poucas unidades certamente terá um fazendeiro em Goiás que irá comprar.
Após o Carnaval, chega o um grande potencial de carro do ano, o T-Cross (VW). Vindo de São José dos Pinhais (PR), o SUV terá visual descolado e os motores turbo do Polo (1.0) e Golf (1.4), além de uma extensa lista de itens de série. Deve apresentar preços a partir de R$ 90 mil.
A Chrysler/Fiat traz a nova geração do Jeep Wrangler, que virá nas versões Sport (duas portas), Sahara (quatro portas) e Rubicon (quatro portas), com inédito motor 2.0 turbo a gasolina que rende 273 cv e 40,8 mkgf. A transmissão é automática de oito marchas.
Voltando à VW, o símbolo de esportividade de meados dos anos 80, a sigla GTS prepara sua volta com o hatch Polo e o sedã Virtus serão os modelos contemplados com a nova versão.
Para a grande massa que dirige por aqui, nós pobres mortais, não fomos esquecidos.
A segunda metade do ano será animada no segmento de maior volume do mercado. A família Onix e Prisma deve enfim chegar à sua segunda geração. O rival Hyundai HB20 também será renovado. Os compactos Logan e Sandero devem ganhar pelas mãos da Renault uma atualização – mais comedida que a aplicada pela Dacia na Europa.
mas será mais comedida que a aplicada pela Dacia na Europa.
Em agosto, chega o novo Corolla. Em nova geração, o sedã brasileiro estará pela primeira vez alinhado com o norte-americano. Feito sobre a plataforma TNGA do Prius, ele terá visual mais esportivo e tecnologia hibrida e flexível. Deve revolucionar o segmento.