O assalto a uma pizzaria numa pacata noite de julho passado pegou todos de surpresa e o vídeo da família que jantava com uma criancinha de aparentemente 2 anos é apenas uma ponta de iceberg. Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) revelam que os números de Roubo de Rua aumentaram e oscilam de 8 a 15 %, com maior número de ocorrências no mês de Maio.
Nesse mês que marcou o auge dessa modalidade de crime aqui na região tem como espelho, o caso da comerciária Elaine Ilbner que teve carteira, celular, dinheiro roubados numa tarde singela, dentro do Condomínio Pontões da Barra, na saída da Balsa que leva os moradores à praia. Elaine e sua amiga saíam de uma tarde de sol quando foram abordadas por um motociclista de 1,75 M com capacete e moto com baú de entrega. Prejuízo das duas estimados em R$ 3,5 mil. O registro foi feito na 42 DP do Recreio sob número 0162019/161220-01. Na mesma saída da balsa, costuma-se ter carros furtados , principalmente, em dias de domingo, quando alguns veículos de fora param por ali.
Junto com o caso das meninas, mas em mês diferente, o escolhido foi o simpático jornaleiro Régis que trabalha mais de 12 horas por dia para tirar o sustento da família e foi assaltado por um homem numa tarde de julho e levou o que tinha no caixa. Professores e pais de alunos da Escola Parque na Sylvio da Rocha Pollis já tiveram bolsas, vidros quebrados ou estepes furtados de seus carros. Nessa modalidade, segundo dados do ISP, de Janeiro a Maio desse ano foram 1251 furtos contra 869 no mesmo período no Desde 2017 o Instituo tipifica e separa cada modalidade de crime facilitando a mancha criminal para que os órgãos de segurança possam agir e diminuir esses números. A sensação de insegurança paira e já reflete no comércio que já sofre perdas consideráveis pela atual situação econômica do pais.