Bares voltam a funcionar, sob aparelhos

De Olho no Recreio - Matérias - abril de 2021

Mesmo com as UTis na carga máxima e os números do COVID 19 ainda batendo recordes, termina hoje, 09.04 o decreto municipal do Rio sobre as medidas de restrição que se iniciou dia 1º abril juntando alguns feriados. Mas quem está nas últimas, respirando por aparelhos é o setor de entretenimento, bares e restaurantes.

Aqui na capital algumas atividades não essenciais, como estabelecimentos e atividades comerciais poderão voltar a funcionar, mas com horários reduzidos e específicos.

Bahamas

Bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres podem receber clientes sentados até às 21h, com tolerância de 1h para efetivo encerramento do atendimento. Após esse horário, é admitido o funcionamento interno, com as portas cerradas, exclusivamente para o preparo de refeições e lanches destinados à entrega em domicílio, sendo vedado qualquer tipo de atendimento presencial ou consumo no local. É permitido também, após este horário, o sistema drive-thru( entra , pega e sai).

A liberação de funcionamento envolve outros segmentos. São eles os clubes sociais e esportivos que podem receber pessoas até às 21h, com o acesso às áreas de lazer e recreação somente a partir das 11h.

Já os museus, cinemas, teatros, casas de festa, circos, recreação infantil, parques de diversões, pistas de patinação e visitações turísticas podem funcionar das 12h às 21h, assim como as demais atividades de prestação de serviços.

As outras atividades terão o horário de funcionamento das 10h às 18h. No interior de shopping e centros comerciais deverão funcionar observando as restrições de horário.

Eduardopborges
Dudu Borges, do Bahamas Steak House

Para Eduardo Borges do Bahamas, na Benvindo de Novaes, o setor não vem bem há muito tempo e lembrou do fechamento recente do \Cervantes, bar tradicional de Copacabana:

É dramática a situação dos bares e restaurantes! Juntamente com o setor de eventos, são os mais afetados! Várias empresas tradicionais já fecharam as portas e muitas ainda fecharão! É uma verdadeira luta pela sobrevivência! Mas não perderemos a esperança! Agora é torcer para que haja a aceleração da vacinação e que tudo possa normalizar em breve‘, completou.

Permanece suspenso o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo; atividades econômicas nas areias das praias, incluindo ambulantes; comércio exercido em feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários e de artes.

Ainda não pode a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças das 23h às 5h da manhã e nas areias das praias, em parques e cachoeiras, em qualquer horário.

A prática de atividades físicas coletivas em praias e praças ou áreas particulares (permitida apenas a prática de atividades físicas individuais); a realização de eventos, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; feiras (exceto as de produtos alimentícios), exposições, congressos e seminários.


Publicidade