Celular, o vilão da cervical

Matérias - Qualidade de Vida - novembro de 2022

Cada vez mais presente na rotina das pessoas, os celulares ou tablets são ferramentas que as auxiliam, tanto no trabalho, quanto no entretenimento. As leituras constantes feitas nestes aparelhos faz com que o leitor adquira uma postura automática que, de acordo com seu tempo de duração e a intensidade da inclinação, pode causar alguns problemas.  A text neck, como é conhecida esta posição da inclinação da cabeça e coluna para a leitura nestes dispositivos, pode se tornar uma preocupação mundial da era da tecnologia, segundo especialistas, por afetar uma significativa e crescente parcela da população.

Educacao Postural Inclinacao Cabeca

Segundo a Fisioterapeuta, Dra. Luthiesca de Freitas, quando estamos utilizando o celular com a cabeça baixa fazemos um movimento de inclinação do pescoço em um ângulo de 60°, com isso, a nossa cabeça se torna mais pesada, podendo chegar a mais de 20 Kg.

A flexão do pescoço, naturalmente , ocasiona dores na cervical devido ao peso exercido quando estamos usando celulares e tablets”, explica.

No entanto, outros fatores também devem ser considerados: “Muitas pessoas utilizam o celular o dia inteiro e com isso ficam horas com o pescoço inclinado. Dessa forma, podemos considerar que quanto mais horas estamos com o smartphone nessa posição, mais dores e incômodos podemos sentir“, afirma a especialista.

Dra Luthiesca

Luthiesca acrescenta que o primeiro passo é ter consciência sobre o problema e começar a se corrigir sempre que se perceber nesta postura. O ideal é usar o celular com a cabeça erguida e reta. Sempre focando em sua postura na cadeira, sofá ou cama.
Além disso, praticar exercícios, fazer caminhadas ou até mesmo alongamentos podem ser interessantes e vão ajudar a combater esses efeitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm, teve ou terá dores nas costas provocados por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do País apresenta algum caso de dor crônica na coluna.

A má postura é uma das principais causas de dores crônicas na coluna, além de questões hereditárias, excesso de peso, movimentos repetitivos, sedentarismo e traumas na região

Atualmente, a Dra Luthiesca Freitas atende no Espaço Vogue Corpo e Mente. Localizado no Shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca, Av. das Américas 8585, sala 449.

Agende a sua consulta: 21 995926683
Acompanhe o @espacovoguecorpoemente


Publicidade