Com quase 6 anos de antecedência, a Prefeitura do Rio e o COB lançaram a pedra fundamental onde serão construídos os prédios da Vila Olímpica na Barra, no terreno onde funcionou o último Rock in Rio, bem ao lado do Rio Centro, que irá receber os atletas paras as Olimpíadas no Rio, em 2016. Juntamente com este lançamento, mas com um intervalo de 20 dias, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB inauguraram o Centro de Treinamento Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, que fica na Avenida do Pan, Salvador Allende, ao lado do HSBC Arena.
O espaço é parte integrante do Centro Olímpico de Treinamento, projeto que utilizará as instalações já existentes e a serem construídas na área do atual Autódromo e que ficará como um dos legados esportivos dos Jogos. Quem largou na frente foi o Taekwondo que é a primeira modalidade beneficiada. Tanto que na festa de inauguração, a medalhista olímpica Natália Falavigna chegou a fazer uma simulação de luta deixando todos às gargalhadas com a atuação do prefeito. Veja o vídeo no site do jornal www.jornaldorecreio.com.br.
”Gostaria de ressaltar a importância de inaugurarmos o primeiro Centro de Treinafotos de Udo JR e Murillo Tinoco/Ag MTi9
Conheça nossa página na internet em www.jornaldorecreio.com.br mento do Time Brasil. Este é o primeiro de muitos. Estamos oferecendo os melhores equipamentos em benefício dos atletas”, afirmou o presidente do COB, lembrando que as áreas dedicadas ao levantamento de peso e ginástica artística serão abertas até maio de 2011. Na solenidade, Paes estava bem ao estilo Paes, alegre, brincalhão e discontraindo todos. Isso sem deixar de focar o intuito de se antecipar nas ações para evitar possíveis atrasos.
“Esse é um momento muito especial. Vamos investir no alto rendimento. Queremos dar condições para que esses atletas de enorme potencial, que têm condições de representar bem o Brasil, possam treinar com conforto”, disse o prefeito ao citar a criação do Time Rio, projeto que contará com investimento de R$ 12 milhões, em um período de três anos, para ajudar na preparação de 13 atletas.
Estiveram presentes à solenidade a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins; o diretor de Programas do setor da Lei de Incentivos, Ricardo Capelli, representando o Ministro do Esporte Orlando Silva Júnior; oSubprefeito da Barra e Jacarepagua, Tiago Mohamed, além de presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas e nove atletas do Time Rio. Nuzman apresentou a maquete de construção das futuras instalações : “Gostaria também de me dirigir aos atletas e ressaltar a importância de inauguramos este primeiro Centro. São os primeiros equipamentos em benefício dos atletas”, afirmou Nuzman. “As instalações são de primeiro nível. Treinar no mesmo tatame da competição,, com equipamentos de última geração é um privilégio”, afirmou Natália Falavigna, medalhista olímpica.