Comandante do 31º completou um ano

Matérias - março de 2013

O Recreio dos Bandeirantes tem aparecido frequentemente nos jornais…mas nas páginas policiais. Tráfico, vandalismo, descriminação racial, roubos, mortes, enfim, uma coleção de crimes estampam as manchetes dos principais jornais da capital. Decidimos conversar então com Tenente Coronel, Marcus Vinícius Amaral, do 31 º BPM que completou 1 ano de comando recentemente:

1 – Na última vez que conversamos, o Sr estava prestes a completar 1 ano aqui na região, qual o balanço nesse período?
R: O balanço é positivo com redução nos principais índices de criminalidade no semestre passado. ( roubo a pedestres, roubo de veículos e homicídios ).

2 – Percebemos que os policiais em duplas, chamados de “Cosme e Damião” estão presentes nas praças e praias, isso é uma política em todos os batalhões ou só aqui?
R: Sim é uma política adotada nos Batalhões que cobrem a região litorânea.

3 – O bairro tem aparecido freqüentemente nas páginas policiais. Apesar da aparência pacata do bairro, o que vimos na televisão são assaltos, furtos de veículos roubos de veículos, assassinatos, o que fazer para melhorar esse quadro?
R: Na realidade o aumento da criminalidade urbana não é um “ privilégio “ de nossa região, é um fenômeno nacional e cabe as polícias combaterem com rigor.

4 – Recebemos alguns emails sobre o aumento das “saidinhas” de banco, isso é verdade??
R: Não, se ocorre não há registro.

5 – O que a polícia militar pode fazer para diminuir os problemas no entorno das casas noturnas?
R:São problemas relacionados  principalmente a desordem urbana, ou seja postura municipal e a PM apoiará a Guarda Municipal quando solicitada.

6 – Nos fins de semana, o número de furtos aumentou em dias de Sol , o que  fazer?
R: Principalmente as pessoas devem ficar mais atentas aos seus pertences no momento de lazer. Mas isso em qualquer lugar do mundo.

7 – O Sr está há pouco mais de  1 ano e assumiu um comando por onde passaram 6 comandantes em 3 anos. São cerca de 450 homens para uma população residente de 304.400 pessoas, apurada pelo Censo 2010. Não é pouco? Há perspectivas de  melhora desse quadro?
R:  Não acredito  em um aumento de efetivo a curto prazo.

8 – Assim que assumiu afirmou que desejaria diminuir  o tempo médio para
chegada da patrulha ao local de 15 minutos para cinco minutos, conseguiu?
R : Em alguns períodos do dia, em até menos tempo.

9 – O que mais se vê no bairro são Blitzes , principalmente de dia, tem dado resultado?
R : Sim além de aumentar a ostensividade do policiamento, servem para inibir o roubo e furto.


Publicidade