Começou Bienal do Livro

Matérias - setembro de 2023

Começa hoje dia (1º) de setembro a 20ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, comemorando 40 anos . A feira vai até o dia 10 deste mês, no Riocentro.

São 350 autores nacionais e estrangeiros.

A expectativa é receber um público recorde, estimado em 600 mil pessoas.

A Iguá concessionária que é responsável pela distribuição de água na região estará presente com seu Ônibus Água Nave onde os visitantes participam de uma experiência de realidade virtual . Com conteúdo inovador e em pareria com a Green Nation apredendem sobre os nenefícios do saniamento básico na vida do cidadão de uma forma lúdica, interativa e inovadora.

Aniversário de 60 anos da Mônica

Um dos destaques é que a bienal será palco do aniversário de 60 anos da personagem Mônica, das histórias em quadrinho da Turma da Mônica. O público será convidado a cantar parabéns, além de uma sessão de autógrafos com Maurício de Sousa.

“A gente fica honrado pelo fato de o Maurício de Sousa ter escolhido a Bienal do Rio para celebrar também esse aniversário”, disse Dante Cid.

Jogo de tabuleiro

Em um jogo de tabuleiro, o público vai conhecer como um livro é criado. “É um tabuleiro grande, de proporções 3D, que vai estar colocado no chão do estande do Snel. Ali, os visitantes vão aprendendo todo o processo para fazer um livro, desde a recepção dos originais, revisão, diagramação, como se coloca na gráfica. Enfim, toda etapa de produção do livro que o leitor não sabe como acontece, para ter aquele objeto maravilhoso na mão”, explica Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel, que traz uma nova edição do game Se Joga no Livro, que integra o projeto Academia Editorial Júnior (AEJ).

Onibus

O jogo de tabuleiro é coordenado por monitores treinados e todos os visitantes poderão participar.

 A ideia por trás do jogo é promover a interação com o público e, ao mesmo tempo, esclarecer como a cadeia produtiva do livro envolve muitas etapas e diversos profissionais, como autores, agentes literários, tradutores, ilustradores, preparadores, revisores, diagramadores, capistas, editores, distribuidores, divulgação e livreiros.

Bienal
rio

Espaços e loja 

O espaço infantil ocupará a maior área do Riocentro, com 600 metros quadrados, dividido por linguagem e forma de conteúdo. No novo espaço Palavra-Chave, está previsto um baile à fantasia.

No Estação Plural, o público vai encontrar transversalidades literárias. Um dos formatos vai ser o Páginas na Tela, que vai focar em livros que resultaram em adaptações para cinema, séries e novelas.

Esta edição terá 100% do conteúdo do Palavra-Chave e do Café Literário transmitidos pelos canais da Bienal nas redes sociais ou na página do evento no You tube.

A prefeitura carioca elaborou um esquema especial com o BRT para levar o público ao evento. Os visitantes vão contar com um serviço de transfer oferecido pela Go2 Events para ir ao festival, com saídas para ida e volta diariamente do Riocentro. As viagens estão programadas para partir de hora em hora, com passagens no valor de R$ 60, incluindo ida e volta.

Haverá pontos de embarque em Botafogo e Copacabana, na zona sul; no Nova América, em Del Castilho, e na Tijuca, ambos bairros da zona norte; além do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, e em Niterói, região metropolitana do Rio.

Durante os dois finais de semana do evento e no feriado de 7 de setembro, quando é esperado um público maior, o BRT terá uma linha especial (SE010), das 9h às 21h, do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, mais próxima à entrada da Bienal. Nos dias úteis, também haverá reforço de ônibus, que sairão a cada dez minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Recreio x Vila Militar) e 41 (Madureira x Recreio – Expresso), que também farão parada na estação Olof Palme.

O embarque para a Bienal do Livro Rio, partindo dos terminais Jardim Oceânico, Alvorada, Recreio, Paulo da Portela e Centro Olímpico, além da estação Morro do Outeiro, terá sinalização especial para o público que vai de BRT.


Publicidade