COMO NADA FOI FEITO, O ARANHA VOLTOU

Matérias - outubro de 2014

O Jornal do Recreio começou a perceber o descaso com os fios jogados pelos postes , principalmente do Recreio e Vargens, há mais de um ano. Primeiro foram os deixados na Avenida das Américas quase em frente ao LEGEP.  Depois, em Junho, ganhamos o auxílio luxuoso do incrível Homem Aranha que nos ajudou nessa pauta  mostrando in loco vários flagrantes  pelo bairro. Andou pelas ruas internas e vias expressas e registrou tudo. Não foi difícil em nenhum momento conseguir esses flagrantes. E como nada foi feito , ele retornou.
Na edição passada, ele folgou. Mas agora mostra esses dois locais completamente abandonados. Bem em frente ao novo shopping da Benvindo de Novaes, o Américas Shopping , quase na entrada da Recreio Veículos o nosso intrépido super-herói travestido de repórter se enrolou literalmente nos fios que aparentemente são de telefonia. Nossa equipe de reportagem já constatou que em geral são as empresas que prestam serviço para a OI que costuma deixar os fios jogados sem dó nem pena. Ali, restos das obras de recuperação  da  Benvindo de Novaes e implantação da mureta de divisão ainda estão por lá.  É tanto fio que a dúvida fica para saber se isso não dá prejuízo ou se não podem ser utilizados. A segunda pergunta que fica no ar é porque deixam ali.
Dali, o homem-aranha do Recreio pegou o carro do jornal, já que não quis se arriscar pelos postes do bairro e se dirigiu para o o outro ponto. A próxima parada foi na Avenida das Américas no sinal que dá para a loja do McDonalds. No poste um monte de fios permanece há pelo menos 45 dias jogados no canteiro. Para piorar a situação, eles continuam jogados e caídos , fazendo uma “barriga” pelos próximos três postes, na altura da estação do BRT da Benvindo de Novaes. No site do jornal dá para ver tudo.  A Sub Prefeitura da Barra , através de sua assessoria na época, havia informado que o então Sub Prefeito, Tiago Mohamed iria notificar a Light, proprietária de todos os postes , para que resolvesse o problema.  Em Junho, já com Alex Costa a frente da administração, a promessa de notificação se repetiu e ainda informou que iria se antecipar e retirar. Como até agora nada foi feito, nosso Homem Aranha segue se enrolando.
Em decreto publicado em setembro de 2011 a prefeitura prometeu iniciar o processo de melhorar a paisagem do Rio  com extinção da rede aérea mantida pela Light e por outras concessionárias de serviços públicos em cerca de 480 mil postes. Na então publicação, o prefeito Eduardo Paes determina que a rede seja embutida até fevereiro de 2016. O que não temos visto na prática. O fim da fiação ao ar livre foi decidido apesar de o município até hoje não ter conseguido concluir o mapeamento da sua rede subterrânea. Além de esteticamente ficar feio, sempre há um perigo eminente com esse monte  de fio pendurado pelas vias públicas. A oferta é tão grande que tão cedo nosso querido super heróis vai deixar nossa região.aranhasite2 aranhasite3 aranhasite4 aranhasite5


Publicidade