por Guilherme Pereira jornaldorecreio@gmail.com
O que era antes um equipamento para verificar as condições do trânsito, agora vai mostrar qualquer tipo de aglomeração. A CET RIO informou que as 489 câmeras espalhadas pela cidade terão um software conectado ao controle das câmeras no Centro de Operações (COR) e permitirá identificar grupos formados por pessoas a uma distância minima de até meio metro entre cada integrante. Uma luz vermelha vai acender no painel do COR que poderá acionar o Disk-Aglomeração da Secretaria de Ordem Pública(Seop).

— “Serão três luzes de identificação. Verde, indica que as pessoas estão a uma distância de mais de 1,5 metro e amarela, indica que a distância entre elas é de apenas 1,5 metro. Entre 0,5 M e 1,5 M haverá uma luz vermelha de alerta “explicou o presidente da CET-Rio, Aírton Aguiar.
Testes foram realizados em Ipanema e funcionou bem, segundo nota do órgão.
A tecnologia foi desenvolvida pela Engie do Brasil, que faz a manutenção das câmeras da CET-Rio. O gerente da área digital da empresa, Vinicius Camara, diz que o software está sendo cedido gratuitamnte à prefeitura. A ideia é que o Rio sirva de vitrine para demonstrar a tecnologia:
— “O sistema usa inteligência artificial para detectar as aglomerações” , informou o gerente.,