Dia 22 de Março se celebrou o Dia Mundial da Água. Aproveitando a ocasião, o Núcleo de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal da Prainha está realizando várias atividades dentro da fase piloto do programa Bandeira Azul para recuperar o selo perdido em 2022.
Dessa vez, o pessoal resolveu fazer uma ação irreverente e chamar a atenção para uma situação séria e preocupante: o descarte equivocado dos cotonetes em vasos sanitários domésticos.
Para isso, de uma forma bem humorada criaram o COTONETÔMETRO da cidade. A engenhoca tem a função de alertar a sociedade civil e o poder público, bem como as empresas de indústrias de plástico e produtos de higiene sobre descarte indevido deste microplástico nas redes sanitárias de água e esgoto.
“Como as hastes não são retidas pelas estações de tratamento, acabam encerrando seu ciclo nos mares e praias. Só na Prainha, o cotonete já se tornou o segundo resíduo mais encontrado nas areias”, afirma Rodrigo Coelho, responsável pelo projeto.
O Núcleo de Educação Ambiental conta com o apoio da Subprefeitura da Barra e de vários outros parceiros nesta campanha que se chama: DO LAR AO MAR que tem como slogan principal: “Cotonete na privada NÃO!”
Sábado acontecerá mais uma manhã de atividades, no Parque da Prainha, vale a pena conferir.
https://docs.google.com/forms/d/1EEkd4GModZ1_qQTwTlXjuaXyHTeDnNJ3oRZgUIg4VyM/viewform?edit_requested=true