Final de ano chegou e muita gente pensa em pegar o carro para viajar, porém, os cuidados que você teve, ou não teve, vão influenciar neste momento.
Lembre-se que você deve estar com IPVA, além de ter atenção caso tenha alguma multa de trânsito pendente. Ninguém quer viajar e perder o veículo neste momento de lazer.
Ponto crucial antes de analisar os aspectos físicos do carro, verifique toda documentação do veículo, CNH do motorista, se há multas, impostos e/ou taxas pendentes.
Passado isso, faça uma revisão, carro é igual filho, temos que levar para revisão e, ao menor sinal de instabilidade, devemos verificar do que se trata sob pena de termos um problema ainda maior.
Revisão de óleo e água, troca de filtro, vazamentos devem ser analisados previamente, para evitar gastos durante a viagem e ter uma programação contínua.
Não esqueçam dos pneus e estepe, sempre observem, não podem estar muito gastos e com poucos sulcos, devem estar calibrados e ser de boa qualidade. Caso estejam desgastados, estão sujeitos à multa de trânsito, portanto, não esqueçam de conferir, além, claro, que um bom pneu auxilia na segurança.
Outro ponto importante é o cuidado com o combustível, analise bem o posto antes de abastecer, pois em caso de má qualidade, pode ter danos ao motor. Lembrem-se que se o combustível acabar e o veículo parar, estão sujeitos à multa e reboque.
Existem mais cuidados para evitar multas que a grande maioria esquece: as bagagens, elas não podem incomodar os outros carros, além de não poder transitar com conteúdos ilícitos e devem ser proporcionais ao veículo; e equipamentos obrigatórios como o extintor, o triângulo, o macaco e a chave de roda.
Por fim, neste calor nada mais adequado que um ar-condicionado funcionando, e para auxiliar, películas automotivas que devem estar dentro da lei, pois há limite para o revestimento escuro, não podendo atrapalhar a visão do motorista e das pessoas de fora, o uso que ultrapasse o limite é infração grave.
Cuidado e aproveitem as férias.