Auto News

Deu ruim !

Auto News - Matérias - novembro de 2019

Mas chegou e já deu confusão. b A Chevrolet determinou a suspensão das entregas do novo  Onix Plus Sedã para toda a rede de concessionárias. Sabem porquê? Podem pegar fogo! Tudo bem que em condições bem específicas , mas podem. E já que duas unidades lamberam em regiões bem distintas a montadora decidiu paralisar a entrega.

A explicação é de que em condições muito específicas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas pouco prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).

Para consertar o defeito, a montadora atualizará o software de gerenciamento do motor. Ou seja: as unidades que já foram vendidas irão participar do primeiro recall do sedã. 

O agendamento estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível .

Segue a carta da GM:

Onix

“A General Motors informa que com o intuito de proteger nossos clientes, tomamos a iniciativa de anunciar um recall, e a suspensão de entrega do modelo Onix Plus aos clientes”, informou a montadora em comunicado.

Com quase dois meses de vendas, o Chevrolet Onix Plus já teve dois casos de incêndio registrados. O primeiro aconteceu em setembro no pátio da fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e o segundo, já nas mãos de um proprietário, no final de outubro, na cidade de Mirador, no Maranhão.

A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.”

O esclarecimento bate com o relato de Cleiton James, proprietário do Onix Plus que pegou fogo em solo maranhense há alguns dias. Na ocasião, James relatou ter “sentido um barulho na parte do motor, como uma pequena explosão”, antes de parar o carro, levantar o capô e constatar que havia chamas.

De agosto a outubro 8.775 unidades do Chevrolet Onix Plus foram emplacadas no Brasil. Nestes primeiros dias de novembro, mais 1.171 unidades ganharam as ruas, totalizando 9.946 unidades.


Publicidade