Mês passado falamos do Virtus que chegou para balançar o setor de sedãs médios, já que na região tem uma tendência por SUVs. Mas a briga melhorou! Na mitologia grega, CRONOS é o mais jovem dos titãs, filho de Urano e era o rei dos titãs, além do grande deus do tempo. E esse tempo chegou e já já estará nas ruas. E quando falo de briga é porque além do design , em tempos de crise, o bolso fala mais alto que a preferência ou desejo. São R$ 6 mil de diferença entre os bólidos.
O Cronos começa em R$ 53.990, enquanto o Virtus parte de R$ 59.990. Quando a batalha é entre as versões de topo, o abismo é ainda maior: R$ 69.990 para o Cronos e R$ 79.990 para o Virtus.
O sedã compacto da marca italiana é a proposta para um substituto do Grand Siena, que deverá conviver com o novo modelo ainda por algum tempo, já que é adorado pelos taxistas. Derivado direto do Argo, o produto chega importado da Argentina, onde é feito na planta de produção da FCA em Córdoba, região centro-norte do país vizinho.
No visual, o modelo chega com uma frente bem expressiva, dotada de grade com elementos estilizados tanto na parte superior quanto na inferior, já na base do para-choque, deixando o conjunto mais agressivo. Os faróis de neblina elevados e o conjunto ótico principal com lentes escurecidas e luzes diurnas em LED, reforçam a boa impressão visual do Fiat Cronos. Com portas traseiras dotadas de janelas levemente elevadas, o sedã apresenta um bom equilíbrio estético e conta com lanternas que possuem feixes de LED, divididas pela tampa do porta-malas e com design bem atraente. O protetor traseiro tem a parte inferior com revestimento em preto, mas com refletores embutidos. O bagageiro tem 525 litros de volume. Que mala!!!
As rodas de liga leve aros 15 e 16 polegadas têm belo desenho e estão em harmonia com a proposta do modelo. Já no interior, o ambiente é o mesmo do Argo, mas com tonalidades mais escuras, incluindo um marrom brilhante na parte central do painel.
Nas laterais, além do maior entre-eixos em relação ao hatch, o sedã Cronos tem portas traseiras exclusivas que avançam mais em relação a coluna C. Isso deve facilitar o acesso dos ocupantes ao banco traseiro. Com uma linha de cintura alta, um vinco sai dos para-lamas e segue na altura das maçanetas e segue até as lanternas traseiras.
As versões Drive do Fiat Cronos contarão com o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando na gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições.
Já as versões Precision serão equipadas com o motor 1.8 E.torQ que rende potência de 135cv a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm a 3.750 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Os câmbios podem ser o manual de cinco velocidades ou o automático de seis posições.
O sistema Start&Stop será de série em todas as versões. Já os controles de tração e estabilidade serão de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR.
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.8, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex
Potência: 139/135 cv a 5.750 rpm
Torque: 19,3/18,8 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus:195/55 R16
Dimensões: Compr. 4,36 m; Largura: 1,72 m; Altura: 1,51 m; Entre-eixos: 2,52 m
Tanque:48 litros
Porta-malas: 525 litros (fabricante)
Peso: 1.271 kg
Central multimídia: 7 pol., é sensível ao toque
Garantia: 3 anos