‘Doce ou Travessura’ no Recreio

De Olho no Recreio - Matérias - O que rola por aí? - outubro de 2019

Por aqui o Halloween tem uma atenção especial das casas noturnas que ganharam um dia para se faturar algo mais elaborando festas temáticas. Por aqui anda timidamente o fato de se entregar doces as crianças que andam pelo bairro. O condomínio Vivendas no Recreio topou a ideia e vai ter sua festa na sexta – dia 01/11. algumas casas decoraram com o tema Halloween.   Essa prática começou no ano passado onde mais de 60 crianças andam pelas ruas pegando doces e fazendo travessuras.  Este ano o evento será maior. Ás 18:00 na rua Rene Laclette crianças seguirão por várias ruas, onde as casas previamente já se inscreveram perguntando “Doce ou Travessura”?.

Algumas casas investem em efeitos especiais como luzes, fumaça, etc

Photo 2019 10 13 17 34 26 2

O Halloween é comemorado há mais de 2.500 anos e surgiu entre os celtas, que acreditavam que no último dia do verão (do hemisfério norte), 31 de outubro, os espíritos dos mortos saiam dos cemitérios para tomar os corpos dos vivos. Para assustá-los, os celtas então decoravam ruas e casas com objetos horripilantes como ossos, caveiras, abóboras enfeitadas…

Halloween é uma contração de All Hallows Eve – véspera de todos os mortos, que é o Dia de Todos os Santos, comemorado em 01 de novembro, um dia antes do Finados. Mais popular nos países do hemisfério norte, o dia das Bruxas chegou aos Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam das péssimas condições em que se encontrava o país.

Apesar do aspecto meio fúnebre, dos morcegos, aranhas, bruxas, abóboras com expressões macabras, nem tudo nesta data é tão assustador assim. Pelo menos, para as crianças! É que no dias das bruxas, elas costumam brincar de “doces ou travessura”. Fantasiadas,  batem de porta em porta dizendo  a seguinte frase “doçura ou travessura?”.  Se a pessoa responder “doce”, as crianças ganham balas, chocolates, pirulitos. Se responderem “travessura”, as crianças pregam uma peça.

No México, celebra-se o Dia dos Mortos, com as tradicionais caveiras mexicanas. Para eles, a data também é muito alegre, comemorada com muitos doces, comidas, músicas. É que neste dia, os parentes que há muito já se foram visitam os familiares.


Publicidade