O ano era 2011 e a montadora francesa que não era de apostar no setor das SUVs e picapes decidia tirar a Ford da zona de conforto e lançava um concorrente ao líder até então, a EcoSport.
E como o Renault Duster 2021 só vai estrear no primeiro semestre do ano que vem, para quem gosta desse valente carrinho vale dar uma conferida na novidade que está disponível em breve nas lojas ganhando um banho de loja, ou um termo mais técnico: facelift. Além de uma necessária atualização em especial da parte interna do modelo, a Renault vai promover melhorias no design externo seguindo o que já foi apresentado na Europa. A grande novidade do modelo, contudo, estará sob o capô.
Ao que tudo indica, caberá ao Duster 2021 estrear no Brasil o motor 1.3 TCe. Desenvolvido em conjunto com a Daimler, ele é o mesmo que figura na geração mais recente do Mercedes-Benz Classe A. Dotado de turbo e injeção direta, o novo motor deverá apresentar alta eficiência, com potência e torque de sobra para, finalmente, substituir o motor 2.0 16V usado pela Renault atualmente em parte da sua gama. Ponto positivo também vai para a transmissão. O 1.3 turbo vai trabalhar em conjunto com uma caixa de dupla embreagem, que promete ajudar muito no desempenho e economia de combustível. Ela entra no lugar do já defasado câmbio automático de 4 marchas oferecido em conjunto com o propulsor 2.0 atual.
Esse modelo somente após a apresentação do modelo novo. O Duster com a motorização 1.3 TCe é esperado para chegar às concessionárias apenas no segundo semestre de 2020. Inicialmente, portanto, o facelift do Duster será lançado apenas com a motorização 1.6 SCe, que hoje tem como opção o câmbio automático CVT.
De uma forma geral, o capô do Duster 2021 ficou mais arredondado e os faróis, menores. Já na parte traseira, a tampa do porta-malas ganhou outro desenho. As lanternas, que sempre foram ponto de questionamento dos consumidores, agora são quadradas e guardam uma inegável semelhança com as do Jeep Renegade.
Quando se fala de potência, o 1.6 SCe desenvolve 118 cv. Já o novo 1.3 turbo deverá entregar algo em torno de 170 cv, com torque próximo aos 25 kgfm. É esperado que a Renault preserve a opção com tração integral para o modelo.